ArtigosLinux

Endless OS – É bom como dizem?

1K views
Nenhum comentário
4.9
(8)

Uma distribuição que vem ganhando espaço no mundo Linux é o Endless OS. Com uma interface simples (que lembra bastante um smartphone), pouca ou nenhuma necessidade de comandos e algumas parcerias de peso, este sistema vem dando o que falar. Neste artigo veremos: Endless OS é tão bom quanto dizem?

Propósito

Antes de iniciarmos a análise com críticas e elogios, é importante sabermos qual o propósito da distro, qual seu publico alvo e qual o rumo que o sistema planeja ir.

Segundo o site da companhia, o Endless OS é um sistema operacional familiar que busca se assemelhar a um smartphone, pegando o público alvo de pessoas que possuem um smartphone, mas que possuem pouca vivência em computadores.

Endless OS – Imagem da página inicial

Quando nos apegamos a esta ótica, o sistema começa a se tornar uma boa opção para amigos e familiares que estão com seus primeiros computadores e notebooks, principalmente crianças e pessoas um pouco mais velhas. Falaremos sobre isto nos itens a seguir

Interface

A interface do Endless e sua facilidade de uso, sem dúvida são seus diferenciais dentre outras tantas que temos no mercado hoje. Em todos os momentos que estou usando o sistema, lembro-me de um smartphone.

Tendo isto em mente, a interface é a mesma: pastas com aplicativos dentro, uma busca rápida para encontrar algo na Web ou no próprio sistema, além do mouse e os menus se assemelharem bastante a um celular com tela grande.

Área de trabalho do Endless OS
Área de trabalho do Endless OS

Baseado no Debian e Ubuntu o sistema em nada lembra estes SOs, tendo uma identidade única, talvez lembrando um pouco o Chrome OS.

pasta com aplicativos do Endless OS
Pasta aberta com aplicativos dentro
Busca rápida do Endless OS
Busca direta na tela inicial facilita encontrar qualquer item do sistema operacional ou da internet

O fato da interface ser simples é realmente útil para quem não tem facilidade com outros SOs, principalmente o Windows, contudo, para quem já usa o computador para trabalhar ou estudar, sem dúvida vai se irritar em dado momento pela escassez de personalização e pelos poucos aplicativos.

Personalização

Como iniciei no tópico anterior, a personalização é um fator negativo do sistema. Mesmo levando em conta que o foco da distro é ter a semelhança com um smartphone, coisas simples como configurar um duplo clique no mouse (1 para selecionar e 2 para abrir) não é possível.

Configurações de Mouse no Endless OS
Configurações de mouse do Endless OS

Ainda assim é possível alterar o plano de fundo e até mesmo o controle de quais aplicativos poderão te notificar.

Controle de notificações do Endless OS
Controle de notificações do Endless OS

Desempenho

Como a maioria das distribuições Linux, o Endless OS é um sistema leve, que vai funcionar bem até nos hardwares mais modestos, contudo, como qualquer outro computador, basta abrir algumas abas no Chrome para ver que a memória RAM será toda utilizada.

Utilizei o Endless OS em três computadores, cada um com um fim específico e detalho abaixo minha experiência em cada um deles, mas antes escrevo aqui alguns pontos que me incomodaram em todos os hardwares que usei.

Instalações e Atualizações

As atualizações e instalações vem pelo mesmo aplicativo, a “Central de aplicativos”. Isto é ótimo e faz todo o sentido, baixar e atualizar tudo no mesmo lugar, o problema está na baixa velocidade de transferência. Seja uma atualização de 1.5MB ou baixar um software de 300MB, prepare-se para levar ao menos 5 minutos aguardando a preparação, download e instalação, e não importa se você está usando cabo de rede, wireless, em um Notebook Gamer ou em um Pentium D, a “loja” é realmente lenta.

Quando o assunto são as atualizações e você possui um fila para instalar, o problema se agrava ainda mais. Aguardar horas para atualizar 200MB de download de update é frustrante, mesmo com 100Mbps de internet em meus testes, o tempo de demora realmente incomoda.

Tela de atualizações do Endless OS
Tela de atualizações do Endless OS
Instalação lenta de aplicativos no Endless OS
Instalações são lentas, ficando vários segundos em 0%

VM

Minha primeira experiência com o sistema foi em uma VM, do Virtual Box, instalado em um notebook I5 de 8th geração, 8GB Ram, SSD, contudo, limitei o hardware da VM para configurações modestas, e o VMDK estava em um disco externo magnético USB 2.0:

2GB RAM – 20GB Disco, com VMDK saldo no HD Externo USB 2.0 | 2 CPUs

Configuração da VM com Endless OS
Configuração da VM com Endless OS

Com a configuração acima, o Endless funcionou muito bem. Mesmo com o disco lento ele não fez feio ao utilizar softwares de escritório e internet. Contudo, ao abrir cada aplicativo, o acesso é lento, como era de se esperar.

Com exceção dos pontos já comentados acima (loja de aplicativos), o sistema foi muito bem, com lentidões esperadas, mas no geral, é usável.

Desktop Antigo

Outra experiência que tive foi em um desktop antigo, em dual boot com Windows

Pentium D, 2GB DDR2, HD 5400RPM

Esta, por motivos óbvios, foi a pior experiência que tive, mas a que uso até hoje. Este computador, dei para meu filho, e o Endless OS é perfeito pra isto! Com a interface limpa e de smartphone, meu filho (de 4 anos) se adaptou muito rápido. Contarei mais detalhes a frente, em “facilidade de uso”

Voltando ao desempenho, está ruim, com programas e aplicativos demorando mais do que um Windows 7, por exemplo. Os joguinhos abrem com lentidão, usar a internet é horrível e aplicativos básicos precisam ser abertos individualmente. Muti tarefas nem pensar!

Notebook Gamer Novo

Aqui foi a experiência suprema do SO, usando tudo o que ele tem a oferecer. Veio de fábrica em um Acer Nitro, i7, 16GB RAM, SSD, Geforce 1650, e por ai vai…

Core i7 9th geração, 16GB RAM DDR4, SSD 256GB, Geforce 1650 4GB

O desempenho é ótimo, tudo abre rápido, tudo funcionou bem (exceto a lentidão da central de aplicativos, que já falei), mas ai vem a grande questão: aplicativos!

Falarei com mais detalhes abaixo, mas adianto que os principais aplicativos que preciso usar e os jogos que gosto de jogar, em sua maioria esmagadora são Windows. Resultado: Fomos para o Windows 10.

Isto não é uma crítica ao Endless, pois lembrando seu público alvo, certamente iria ter limitações neste sentido.

Facilidade de uso

Aqui é onde o Endless se destaca! A facilidade de uso é o que fará você amar ou odiar esta distro. Mais acima comentei sobre o uso para meu filho, e o fato dele ter se adaptado tão facilmente é o que me mantem usando o sistema.

O Endless foi projetado para sua família que não é de TI, como aquele seu tio que apenas navega na internet, ou sua mãe para escrever textos do dia-a-dia… o Endless é feito para eles!

Os menus são fáceis, com aplicativos “na cara” do usuário, que em sua maioria usa os browsers (com o mesmo ícone que está no celular), Whatsapp, Facebook, Youtube e Spotfy. Tudo está lá, fácil de encontrar, a 1 click de usar

A barra de tarefas é simples, com botão “show desktop” com o ícone do Endless no lugar do Iniciar do Windows , programas abertos, rede, bateria, relógio e no final, o botão de seu usuário, que permite desligar, reiniciar, etc..

Barra de tarefas do Endless
Barra de tarefas do Endless

Por ultimo há um botão (2 anéis cortados) que permite exibir os programas abertos de forma organizada (como o Windows + TAB do Windows)

Menu do usuário Endless
Menu do usuário

Aplicativos

A Loja de aplicativos é bonita, bem organizada e te leva aos programas que você pode instalar com poucos cliques. Para quem está habituado com Mint, Ubuntu e derivados, sabe do que estou falando.

O problema aqui é a quantidade limitada de Apps. Você encontra os principais, e certamente ela atende a proposta de usuários que já comentamos aqui.

Segurança

Quando analisamos o propósito do Endless, vemos que ele é incrível em segurança. Não me refiro a ser a prova de invasões, nem de ser um sistema projetado para ser blindado, mas me refiro ao próprio usuário.

Apenas o fato de ser Linux, nós já sabemos que é uma boa camada de segurança, comparando com Windows, principalmente se levarmos em conta PCs antigos com versões desatualizadas. Some isto com um usuário que não acessa o root, não tem permissão para instalar aplicativos de fora da central de aplicativos oficial e temos um sistema operacional que exige o mínimo de manutenção.

Afinal, Endless OS é bom? Vale a pena?

Se você abriu este artigo e veio diretamente a este ponto, sinto-lhe informar que você está fazendo errado 😀 .

Para avaliar este sistema é necessário ver o público que ele foi projetado para atingir, qual sua proposta e quais os prós e contras para seu uso. Farei um breve resumo do que estou achando ao utilizá-lo, mas lembre-se de adequá-lo à sua realidade.

Prós
  • Interface que lembra um smartphone
  • Ideal para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em computador
  • As crianças se adaptam facilmente
  • Sistema bonito
  • Seguro

Contras
  • Atualizações demoram para serem concluídas
  • Central de aplicativos lenta
  • Ruim com multitarefas
  • Pouca personalização

Download

Por fim chegamos na parte que muitos desejam: o Download. Abaixo deixo o link oficial, com versões disponíveis.

Download Endless OS

Se você quiser baixar a ISO, Torrent ou uma VM já criada do Endless, escolha a opção Linux ou MAC no link acima

Galeria de Telas

Gostou deste artigo?
Comente conosco seu ponto de vista e acompanhe também nossa sessão de artigos. Deixe seu e-mail ao lado para receber as novidades e se você tiver outras dicas de áreas tecnológicas, compartilhe conosco mandando seu artigo

O que você achou disso?

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags: , ,

Artigos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Veja também

Menu