segunda-feira, dezembro 17, 2018
Home » Windows » Server » Gerencie o Runas com RunAsTool

Gerencie o Runas com RunAsTool

Runas e Runastool

O comando “Executar como” incorporado no Windows permite que você ative um programa como uma conta de usuário diferente daquela atualmente ativa. No entanto, o runas.exe não pode ser totalmente automatizado, pois exige que o usuário digite a senha para a conta alternativa . O RunAsTool é um freeware portátil que permite que usuários padrão executem um programa específico com privilégios de administrador sem a necessidade de digitar a senha do administrador. Isso permite que você forneça aos usuários padrão (não administradores) acesso a programas que exigem direitos de administrador.
Sob uma conta restrita, alguns programas podem não ser executados corretamente devido à falta de direitos de administrador, portanto, muitos usuários recebem contas de administrador, tornando o sistema mais vulnerável a malware, vírus e outros riscos de segurança. Com RunAsTool, você pode corrigir isso.
Sendo portátil, o RunAsTool não requer instalação, permitindo que você solte o programa em qualquer lugar no disco rígido e o execute diretamente. Você também pode copiar o RunAsTool para uma unidade flash USB ou unidade de armazenamento externa semelhante e executá-lo em qualquer computador.
As informações de login do aplicativo, como nome de usuário e senha, são lidas em um arquivo criptografado. Você não precisa se preocupar com sua senha de administrador.

Como usar?

Com o RunAsTool, não há necessidade de usar um prompt do CMD ou qualquer parâmetro para permitir que um usuário padrão execute um programa com direitos de administrador. Basta baixar, extrair e iniciar o RunAsTool.

1) Administradores Na conta de usuário padrão:

Inicie o RunAsTool e escolha uma conta de administrador (se houver mais de um) e digite a senha de administrador associada.

RunAsTool tem duas interfaces de usuário (UI). Um para contas de administrador e outro para usuários padrão. Os usuários padrão não podem usar a interface do usuário do administrador. Na interface administrativa, você pode arrastar e soltar qualquer programa na interface do usuário para conceder privilégios de administrador. Usuários padrão também podem criar atalhos de aplicativos.

RunAsTool tem várias opções úteis. Por exemplo, “Executar com direitos padrão”, “Executar como usuário limitado”, bem como a capacidade de mostrar, ocultar, minimizar ou maximizar a(s) janela(s) ativada(s). Como uma verificação de segurança, os administradores podem usar o recurso “verifique o tamanho do arquivo antes de executar”. Se um usuário restrito tentar renomear outro programa para executá-lo com direitos de administrador (também chamado de “spoofing”), esta opção impedirá o usuário de fazê-lo.

2) Administradores na conta de usuário Administrador:

Os administradores podem adicionar programa(s), clicando com o botão direito do mouse e criando um atalho na área de trabalho do usuário padrão.

Os administradores também podem importar e exportar facilmente listas de programas. Basta clicar em File-> Menu e escolha Importar ou Exportar. Isso é útil para criar uma lista uma vez e usá-la novamente mais tarde.

Usuários padrão têm duas opções para usar um programa permitido com privilégios de administrador.
1) Na interface do usuário restrita do RunAsTool, clique duas vezes em qualquer programa para executá-lo com direitos de administrador.

2) Se o administrador permitir, um usuário padrão pode clicar em qualquer programa e criar seus próprios atalhos, para que não haja necessidade de executar o RunAsTool todas as vezes. Eles também podem usar qualquer atalho que o administrador já tenha criado para eles.

Como importar um arquivo de backup para vários computadores


Para fazer backup de suas configurações, use o recurso “Arquivo – Exportar lista”, você receberá um arquivo .rnt como este “20180426_173736_RunAsTool.rnt” os primeiros números Indicam a data atual. Para importar o arquivo de backup execute silenciosamente o Cmd com privilégios de administrador e usar o seguinte comando

RunAsTool.exe “/ U = Admin” “/ P = PassWord” “/I=Import.rnt”
Admin: nome da conta
PassWord: senha da conta
Import.rnt: nome do arquivo de backup
Para simplificar todo o processo, você pode usar um arquivo cmd ou Bat e usar temporariamente as credenciais da conta.

Sistemas operacionais suportados:

Windows 10, Windows 8.1, Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP

Idiomas suportados:

Inglês, turco, alemão, francês, espanhol, vietnamita, grego, indonésio, russo, japanês, persa, árabe, polonês, chinês (simplificado e tradicional), húngaro, coreano, esloveno

Download

Download RunAsTool 1.3

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte atua como coordenador de suporte, é apaixonado por TI e arranha um violãozinho nos finais de semana

2 comentários

  1. Que aplicativo top, como sempre compartilhando conhecimento e ferramentas interessantes ! Parabéns !

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário