quarta-feira, dezembro 12, 2018
Home » Artigos » O que é um domínio de nível superior

O que é um domínio de nível superior

Para qualquer iniciativa envolvendo a internet, tão importante quanto uma boa hospedagem é compreender bem as características a respeito de um domínio.
O domínio consiste no nome utilizado para o seu público localizar você e a sua empresa na web. Por essa razão é recomendado que a escolha de um domínio seja bem pensada.
Caso não existissem os chamados domínios, a maneira para encontrarmos um determinado endereço na web seria a memorização e a digitação de extensas sequências numéricas.

A importância de registrar um domínio

O registro de domínio é um procedimento fundamental para quem vai dar início a algum projeto na internet. Ao registrar o domínio do seu site, o seu trabalho adquire mais credibilidade.
Dica para você que deseja registrar seu domínio: https://www.hostinger.com.br/registro-de-dominio
Há também hoje em dia extensões variadas de domínio, que se adequam aos mais diferenciados tipos de segmentos. Há o “.net”, o “.shop” e os mais conhecidos, que são o “.com” e o “.com.br”.
Na Hostinger, por exemplo, você pode contar com todos os procedimentos básicos para efetuar o registro do seu domínio, bem como adquirir um registro de domínio grátis.

O domínio de Topo

Os domínios são constituídos por hierarquias. A prova disso é a existência do chamado Domínio de Nível Superior, também conhecido como Domínio de Topo ou até mesmo de Top-Level Domain.
O famoso Domínio de Topo é aquele elemento que pode ser visto depois do ponto. Alguns exemplos que servem para ilustrar o caso são o “.com”, o “.org” e também o “.net”.
Ao escolher um domínio para o seu site, é necessário encontrar uma combinação adequada entre o Domínio de Nível Superior e o Domínio de Segundo Nível.
O Domínio de Nível Superior também pode ser representado pela sigla TLD. Eles também podem ser divididos em duas categorias distintas. São elas:

Domínios de Nível Superior Genérico

Eles também são conhecidos pela sigla gTLD. A sua principal característica é a de que ele não depende exclusivamente de um código de país.
Tais domínios são regidos pela ICANN, a instituição internacional sem fins lucrativos que estipula normas de controle em relação a registros de domínios.
Por não estarem relacionados a nenhum país em específico, não há empecilhos para efetuar o registro de um gTLD. Por essa razão que o tradicional “.com” não é utilizado apenas com intuito comercial.
Alguns exemplos de Domínio Superior Genérico são o “.org” (que é utilizado para instituições sem fins lucrativos) e o “.net” (que é destinado para atividades que envolvam assuntos relacionados a informática e provedores de internet).

Domínio de Nível Superior de Código de País (ccTLD)

Ao contrário do gTLD, esse tipo de domínio tem relação com o código do país onde ele é utilizado. Alguns exemplos notórios é o “.us” (relacionado aos Estados Unidos), o “.jp” (usado pelo Japão) e o “.br” (utilizado no Brasil).
Os ccTLDs são sempre compostos por duas letras e, de uma forma geral, podem ser utilizados por empresas que criam sites destinados para alguma região específica.

Outros tipos de Domínio de Nível Superior

Além dos já citados, há também os TLDs Patrocinados (que podem ser conhecidos também como sTLDs) e os TLDs Geográficos (que recebem o nome também de geoTLDs.

Domínio de Nível Superior Patrocinado

De acordo com o que o próprio nome indica, eles contam com um patrocinador que representa algum elemento em específico. Um exemplo claro disso é o domínio “.xxx”, destinado para sites dotados de conteúdo voltado para o público adulto.

Domínio de Nível Superior Geográfico

Eles são destinados para determinar algumas regiões e cidades bem específicas. Alguns exemplos desse tipo de domínio consistem no “.NYC” e no “.TOKYO”, respectivamente designando Nova York e Tokyo.

As vantagens de registrar um domínio

Como é possível ver, um domínio diz muito a respeito do seu site. O usuário dá muita importância para a identificação do que ele está procurando.
Não importa se o seu projeto na web consiste em um site para divulgar a sua empresa ou, quem sabe, um site pessoal com o intuito de mostrar um trabalho pessoal. O fato é que sem um domínio registrado, não há site!

Credibilidade

O seu público tem mais confiança e passa a ver o seu site com mais profissionalismo e comprometimento. Esse é um ponto muito importante especialmente para quem tem um e-commerce.

SEO

Com um domínio próprio há mais facilidade para você melhorar e adotar as técnicas de otimização de busca, adquirindo mais capacidade de aumentar o tráfego do seu site.

Divulgação

Contar com um domínio próprio facilita a divulgação, ainda mais quando se encontra um nome de fácil memorização para o seu site.

Conclusão

Ao conhecer mais detalhes sobre o que caracteriza um TLD você passa a contar com mais alternativas para escolher o nome para o seu negócio.
E já que o assunto é domínio, que tal ter mais presença online registrando o domínio do seu site? A Hostinger oferece opções diferenciadas a um preço incomparável.

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte atua como coordenador de suporte, é apaixonado por TI e arranha um violãozinho nos finais de semana

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário