De acordo com Juliaine Cunha, gestora comercial da abler, contar com uma rede de contatos robusta é fundamental para ter acesso às melhores oportunidades do mercado
Com as interações comerciais e profissionais avançando em uma grande velocidade, dominar a arte do networking empresarial mostra-se fundamental para o êxito tanto dos que almejam um espaço no mercado, quanto para aqueles que já estão inseridos nele.
É essencial explorar e entender as estratégias mais efetivas para que candidatos e colaboradores saibam como construir e manter uma rede de contatos robusta, mesmo que em um cenário em que a maioria das interações ocorram virtualmente.
De acordo com Juliaine Cunha, gestora comercial da abler, startup que tem o propósito de trazer facilidade na gestão dos processos seletivos, existem estratégias para iniciar e expandir um networking eficiente com empresas. “Com o rápido e fácil acesso a companhias e a outros profissionais com o uso da tecnologia, é possível acompanhar e interagir com publicações das organizações nas quais gostaríamos de trabalhar. Nesse sentido, é importante ter cautela para que as interações entreguem algum valor e não sejam repetitivas”, revela.
Conectar-se com colaboradores que atuam em uma mesma área de interesse também pode ser uma boa maneira de se fazer presente. “Realizar esse tipo de ação com profissionais admirados e que são referência no seu campo de atuação é uma estratégia interessante. No entanto, não basta ser ativo nas publicações alheias. É preciso alimentar a sua própria marca com postagens autorais, fazendo com que essas conexões vejam o seu perfil com frequência e possam entender quais temas são de seu domínio ou interesse”, pontua.
Além das redes sociais, existem comunidades espalhadas pelos mais diversos canais de comunicação. “Para se destacar, é importante buscar grupos atuantes nesses canais e ser participativo, compartilhando dúvidas e apoiando demais participantes com os questionamentos que surgirem. Fora do ambiente on-line, os eventos presenciais têm como principal objetivo a criação e expansão do networking profissional, frequentemente unindo pessoas que atuam na mesma área. Sempre que possível, é fundamental participar desses eventos e não ter medo de interagir”, declara a especialista.
Vale lembrar que existem setores específicos que não possuem uma presença digital tão forte. Nesses casos, a interação presencial para a criação de uma rede de contatos torna-se ainda mais imprescindível.
Para a gestora comercial da abler, a criação de uma rede de contatos sólida pode oferecer fortes contribuições na carreira de um profissional. “Pesquisas apontam que aproximadamente 80% das vagas disponíveis são fechadas com indicações. Sendo assim, é possível afirmar que um networking consolidado aumenta expressivamente as chances de uma pessoa ter acesso a oportunidades profissionais mais interessantes”, relata.
Além disso, Juliaine aponta a importância de contar com uma rede de contatos que possa ser referência para o nosso próprio desenvolvimento profissional. “Uma das formas mais eficazes de aprendizado é cercar-se de pessoas que podem contribuir ativamente com a aquisição de conhecimento em determinados assuntos. Contar com uma rede robusta também significa ter acesso a profissionais que estão passando ou já passaram pelos mesmos desafios, podendo oferecer conselhos valiosos para superar as dificuldades existentes”, finaliza.
Sobre Juliaine Cunha
Graduada em Direito pela UFPel, possui MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pela PUCRS. Atua como gestora comercial desde 2019, com mais de cinco anos de experiência na área de vendas. Entusiasta por pessoas e processos, acredita que um negócio de sucesso vem a partir do resultado dessas duas forças unidas. Sempre se interessou e trabalhou indiretamente com Recrutamento e Seleção. Ingressou na abler em 2021, liderando a interface de novos negócios.
Sobre a abler
Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes quatro anos, a abler já conquistou mais de 300 clientes por todo o Brasil e mais de 110 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, conquistando um tempo médio de 15 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos com mais de 5 milhões de profissionais cadastrados. Para mais informações, acesse https://abler.com.br/.