sexta-feira, janeiro 24, 2020
Home » Artigos » Como criar uma consulta salva no Active directory

Como criar uma consulta salva no Active directory

Neste Tutorial vamos mostrar como criar uma consulta salva para exibir computadores com sistema operacional Windows 8/8.1 através do Active Directory Users and Computers (ADUC).

 

Solução


Abra o ADUC através do Start Run e digite dsa.msc, clique com o botão direito em consultas salvas, selecione Novo>Consulta

  image 

Dê um nome para a nova consulta e clique em Definir consulta

 image

No campo Localizar, selecione pesquisa personalizada, clique no campo e selecione Computador e depois selecione Sistema Operacional

 image

Clique em Adicionar

image

Clique em OK

image

Clique novamente em OK

 image

Agora é só clicar na consulta salva do Win8 que o AD irá mostrar somente os computadores com S.O. Windows 8/8.1.

 image

Para validar, selecione um dos computadores e nas propriedades da conta de computador, vá até a  Aba Operating System para verificar que é o Windows 8.1 Pro.

image 

Conclusão


Podemos utilizar as Consultas Salvas (Saved Queries) para criar vários tipos de consultas tanto para computadores como para usuários e com isso diminuir o tempo de pesquisa para saber quantas versões do windows temos instalado no ambiente de TI. Este procedimento pode ser utilizado em várias situações facilitando assim a vida do ITPro.

Sobre Rafael Bandeira de Oliveira

Rafael Bandeira de Oliveira, tem mais de 10 anos de experiência na área de TI, tendo atuado com suporte técnico e infraestrutura. Contribuo com a Comunidade Microsoft escrevendo artigos e tutoriais no AndersonPatricio.org, PuraInfo e no meu perfil no linkedin. Possuo as seguintes certificações: ITIL Foundation, MCP, ISO 2000 (Exin), Cloud Computing Foundation (Exin), ISO 27002 (Exin) com essas certificações da Exin + ITIL obtive o título de EXIN Certified Integrator Secure Cloud Services. Atualmente é Analista de Infraestrutura Sênior Microsoft.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário