Neste artigo iremos mostrar como realizar uma análise remota em servidores Windows Server 2003 e 2008 utilizando o Data Deduplication do Windows Server 2012R2.
Solução
Iremos adicionar a Role Data Deduplication no servidor que já tem o Windows Server 2012R2 instalado, clique em Add roles and features.
Localize o item File and Storage Services, selecione Data Deplucation, clique em Next e depois em Install, após a role ter sido instalada, o servidor deverá ser reiniciado.
Após o servidor ter sido reiniciado, iremos executar o seguinte comando para analisar um servidor de arquivos que está executando o Windows Server 2008R2 e o tamanho da partição E: é de 690GB.
Lembrando que não é possível fazer deduplicação em partição no formato ReFS, na partição C, e em arquivos criptografados.
ddpeval \\ipdoservidorremoto\E$ /o:c:\temp\dedup.txt
Ao término da análise o log foi salvo no c:\temp e o resultado segue abaixo:
No servidor analisado, a economia de espaço em disco foi de 14.64GB e o percentual foi de 43%.
Ao realizarmos essa análise, teremos em mãos argumentos para informar a Gerência de TI que caso seja aprovada a migração para Windows Server 2012R2 e habilitado o recurso de deduplicação, a economia de espaço em disco neste momento será de 14.64GB e conforme o ambiente for crescendo poderemos economizar mais espaço, pois não teremos mais arquivos duplicados.
Conclusão
Neste artigo, vimos como realizar uma análise remota utilizando o recurso de Data Deduplication presente apartir do Windows Server 2012.