AndroidDicas de Programas & SitesHardware & Redes

Análise: Tablet Moto Tab G70 – É bom como dizem? e o que não te contam

69 views
Nenhum comentário
5
(2)

Comprou ou está pensando em comprar um Moto Tab G70? Cansou dos Reviews iguais e sem profundidade do YouTube? Então este artigo é pra você!

A compra de um tablet é o desejo de muitos usuários de celular e notebook que desejam uma tela maior com os mesmos apps que usa em seu smartphone. O mercado brasileiro parece querer se reaquecer e trazer alguns modelos legaizinhos por aqui (embora ainda beeem caros). O Moto tab G70 parece ser uma boa opção intermediária para uso casual, mas será que é bom como dizem?

Estou com o tablet há cerca de 4 meses e o comprei com duas principais tarefas em mente: Estudar (música e tecnologia) e substituir um notebook em tarefas simples onde mobilidade faz mais sentido que potência. Eis aqui meu veredito:

Frente do Moto Tab G70 e capa que acompanha o produto

Pontos Prós

Vamos começar pelo lado bom, e não são poucos:

1- Tela ótima

O tablet conta com uma tela IPS LCD de 11 polegadas com resolução de 2000x1200px a 60Hz. Se você é do tipo não viciado em números, quero te resumir que a tela tem um ótimo brilho, mesmo em locais mais claros, tem boas cores e fica excelente assistir um vídeo nele. Se você busca um tablet para consumo de vídeo. Este tablet será ótimo!

2- Som Muito bom

O tablet conta com 4 saídas de som que dão conta do recado. Independentemente da forma que você o segure, não tampará o som estéreo e terá uma boa experiência.

3- Processador e RAM Ok

Com um CPU Helio G90T Mediate Tek e seus 4GB de RAM o tablet aguenta a maioria das tarefas de forma tranquila, sem engasgos. Office, jogos leves, internet, aplicativos sociais… todos funcionam a contento e o Android por si só faz um bom gerenciamento.

4- Leitura e estudos

Seja com Office, Evernote, Kindle, OneNote, Notion, Google Keep, WordPress (embora escrever posts eu prefira continuar no navegador) e por aí vai.. todos estes apps estão otimizados para tablet e trarão uma ótima experiência. Ler suas anotações e escrever em seu blog no G70 (como estou fazendo agora) será uma ótima experiência.

5- Bateria bacana

Com uma bateria de 7700 mAh o tablet aguenta boas horas de consumo direto e vários dias em standby. O carregador de 20w que vem junto garante um carregamento total em aproximadamente 3 horas. Não testei a bateria em jogos, pois não o uso com essa finalidade, mas pode ficar tranquilo que você poderá gastar algumas horas longe da tomada.

6- Vídeo conferências de qualidade

Com uma câmera frontal de 8 mp, o tablet faz boas chamadas com Zoom, Microsoft Teams, Google Meet e assim por diante. Estou preferindo fazer algumas conferências nele pela boa qualidade do áudio e câmera.

7- Capa, Película e Carregador já na caixa

Sim, eu sei que o preço do produto já embutem o valor da capa, película e tudo mais, mas não ser preciso procurar estes acessórios logo que compra o tablet é uma bela economia de tempo.

8 – Construção firme

Como último ponto forte, indico a construção do tablet. Ele é bonito, em firme. Você não terá medo de segurá-lo, As bordas são suficientes para o dedo não atrapalhar e a cor particularmente me agradou.

Frente e verso do Moto tab G70

Pontos Contras

Bom.. já deu pra compreender no que o tablet é bom, mas agora vamos ao título do artigo: O que não te contam sobre o G70.

Como nos principais reviews o analisador tempo poucas semanas ou até dias para testar o aparelho, é esperado que as reviews não incluam detalhes de uso do dia-a-dia ou coisas que incomodam após algum tempo de uso. Aqui exponho alguns pontos que me incomodaram durante meu uso, e alguns deles, ainda permanecem sem solução.

1- Multitarefas péssimo

Coloco este como primeiro contra porque realmente incomoda: A tela dividida é a experiência mais simples possível, nativa do Android sem nenhum tipo de aperfeiçoamento e não há suporte a Popup. Ter um tablet para estudar e não conseguir abrir em Popup um Google Keep por exemplo é desanimador. Abrir um APP em tela dividida requer vários toques ou cliques se estiver com mouse e percebo que vários apps travam ou reiniciam quando se coloca em tela dividida no tablet (embora tenhamos que admitir que os desenvolvedores têm parte de culpa nisto)

Alguns exemplos que enfrento no dia-a-dia:

  • Open English e Evernote juntos
  • Casio Music Space ou Choradana para Piano e o app Cifras
  • Mobills e Calculadora funcionam bem, mas não opção de “salvar” o layout da divisão, sendo necessário ajustar a cada abertura

Obs: Se deseja adquirir o Mobills com desconto, clique aqui

Compre o melhor curso de Inglês online com desconto! OpenEnglish com Desconto

1.1 Alternativa para abrir mais rápido Apps em tela dividida no Tab G70

Como a função de dividir a tela de forma nativa do Android não é tão prática (minha opinião), baixei o APP “Split Screen Launcher”, que de forma resumida cria atalhos para abrir diretamente 2 apps simultâneos ao mesmo tempo. Vale ressaltar que a OneUi da Samsung faz isto de forma nativa (tanto o Popup quanto a tela dividida)

1.1.1 Download Split Screen Launcher

Download Split Screen Launcher

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fb.splitscreenlauncher

1.2 Alternativa para abrir apps em popup

Até o momento em que escrevo este post (24/06/2020) não encontrei uma forma de abrir qualquer app em popup, mesmo com modo desenvolvedor, ativando e desativando opções, ou com apps da PlayStore que apoiem neste sentido. Simplesmente a opção de abrir em popup não funciona. Se souberem como fazer, comente aqui pra ajudar.

O APP Floating Apps, é um app que diz auxiliar na abertura de qualquer app em formato popup. Embora não tenha resolvido, o app traz algumas funções legais como bloco de notas, listas, e algumas funções popup gerenciadas pelo próprio app.

1.2.1 Download Floating Apps

Download Floating Apps

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lwi.android.flapps

2- Android puro demais

Tudo bem, gostar do Android puro ou com alguma customização de fabricante é algo pessoal. Mas este ponto é negativo ao meu ver, pois por se tratar de um tablet com 11 polegadas em 2022, e com a proposta da Motorola de voltar ao mundo dos tablets, seria mínimo trazer alguns diferenciais para melhorar a produtividade, agilizar a troca de tarefas, gestos e coisas assim. Isto agrega valor.

Se você não liga para estas melhorias, este ponto negativo não lhe fará diferença, mas eu venho de alguns anos usando Samsung (Galaxy Note 9, A71, S20FE) é normal comparar, e neste ponto, a Sul coreana está bem a frente do software da Motorola. Várias funções que meus Galaxies trazem por padrão, eu tive que baixar algum app para ter um resultado parecido, conforme você vem notando ao longo dos links de apps deste artigo.

2.1 Alternativa ao Edge da Samsung | Download Panels

Parar ter a gaveta lateral de apps, instalei o app Panels, que fornece uma funcionalidade parecida. Ele fornece uma gaveta customizada de apps e pode ser acionado a partir da extremidade desejada da tela.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fossor.panels

3- Sem saída de vídeo USB C / HDMI

Em meu caso, que como disse, venho de aparelhos Samsung, e não ter uma saída de vídeo hdmi (com adaptador) é frustrante, principalmente com o suporte ao teclado e mouse tão bom que o Android possui. Obviamente o tablet não possui um modo Desktop, como o Modo Dex (Samsung) ou Ready For (Motorola).

Compreendo que pela faixa de preço ou proposta do tablet, talvez até seja um recurso que seus compradores não esperam, mas senti falta e reduziu minha produtividade

3.1 Alternativa para transmitir o vídeo do tablet

Se você tem uma Smart TV, Chrome Cast, TV Box ou algo do tipo, pode espelhar a tela do tablet e ter seu contudo exibido em outras telas. Isto lhe ajudará em apresentações e consumo de multimídia, mas não explora tudo o potencial. Para estes casos, tive que usar um notebook ou o modo Dex de meu smartphone.

4- Sem atualizações

Desde que comprei o tablet, tive apenas uma atualização do Android ao tirar o aparelho da caixa e ligá-lo a primeira vez, depois disso, nenhum tipo de atualização de segurança ou de SO.

Embora li em alguns artigos que a Motorola trará o Android 12 para o G70, nenhuma data ou indício de quando isso irá acontecer foi divulgada. Somando isto com a falta de acessórios para o tablet (comento mais abaixo), tenho a impressão de que o Tablet foi lançado e qualquer melhoria ou planejamento para ele foi engavetado.

5- Teclado padrão do tablet simples demais

Ao se usar o tablet para estudar e escrever percebi um detalhe chato: O Tablet é pesado para se segurar por longos períodos e seu teclado não facilita. O teclado padrão do Android não oferece uma boa experiência em telas grandes. o Modo Dividido mantém uma faixa grande, que perde boa visão do conteúdo.

[Foto do teclado em tela dividida]

Busquei uma solução igual ao teclados mais antigos para Android como SwiftKey, mas no tablet a opção desejada não aprece mais (talvez tenha sido descontinuada)

SwiftKey com recurso de Split descontinuado

5.1 Solução para teclado em modo dividido

Após buscar alguns apps que prometessem dividir a tela, o único que encontrei que cumpriu o propósito foi o i.A Keyboard…. Mas a solução não resolveu definitivamente, pois o aplicativo foi descontinuado pelo desenvolvedor. Mesmo eu querendo comprar a versão Premium não consegui, pois dá erro no Google Play e não tive retorno do fabricante de meu e-mail

Até o momento deste post não encontrei um app de teclado que divida na tela sem redimensionar o layout.

Teclado divido que atrapalha o layout

6- Poderia ter uma caneta

Um tablet com uma tela como a que possui, poderia ter uma caneta, ainda q simples, planejada em sua capa. Aliado a um teclado, uma caneta auxilia demais no desenvolvimento do trabalho, sem marcar a tela. Se você não liga para canetas, este ponto não irá te incomodar

7- Não há acessórios desenvolvidos especialmente para o Moto tab G70

Algumas vezes, ter apenas o tablet não é suficiente para aproveitar toda sua produtividade. Capas, teclados, mouse, suporte, adaptadores de video e USB; tudo isso precisa ser levado em conta na hora de planejar gastar um tempo usando o eletrônico. Neste aspecto o Moto tab G70 desaponta e muito!

Ao longo deste review, abordei que o tablet não recebe atualizações, não há melhorias no SO, não há aplicativos feito pela Motorola para aprimoramentos e também não há acessórios! Tente encontrar uma capa teclado feita para ele da mesma forma que encontra um feito para os Galaxy Tab. Até mesmo o Lenovo Tab P11 possui capas e o Moto Tab G70 não possui. Busquei em vários sites de varejo, tanto brasileiros como importados e a oferta por periféricos da Motorola simplesmente não existe.

Até o momento da conclusão deste artigo, não há teclados nem canetas, nem capas que expandam as possibilidade do Tablet.

7.1 Solução para acessórios

Como solução, resta buscar gadgets “universais”, como teclados bluetooth, adaptadores USB-C dongle, e assim por diante.

Conclusão

Neste artigo busquei escrever alguns pontos que me surpreenderam o principalmente os que me decepcionaram no Moto tab G70. Os pontos aqui refletem minha opinião, e se você discorda, coloca nos comentários! Conhece outros Apps que podem aprimorar os estudos e a produtividade? Manda pra nós!

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags: , ,

Artigos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário