Windows

Como eliminar as pastas $GetCurrent e $SysReset no Windows 10

89 views
Nenhum comentário
5
(1)

Ao instalar uma atualização de funcionalidades ou fazemos um Refresh ao Windows 10, o SO poderá pode criar duas pastas no disco C: com o nome de $GetCurrent e $SysReset. Estas pastas podem ocupar alguns preciosos GB de espaço e apenas são visíveis quando é ativada a opção “Mostra itens ocultos” no Explorador de Arquivos.

windows explorer
Windows Explorer

Quando nos deparamos com estas pastas, as nossas duvidas certamente serão: Qual o seu conteúdo e se é possível eliminar as mesmas para recuperar o espaço utilizado.A pasta $GetCurrent é criada durante o processo de upgrade do Windows 10. Nela são guardados os ficheiros de log referentes ao ultimo processo de upgrade do Windows e poderá conter também os bits necessários à instalação. O tamanho ocupado por esta pasta pode ser de apenas alguns kb até alguns GB, dependendo se depois de um upgrade ainda são mantidos os ficheiros de instalação do Windows.Quando o upgrade é concluído com sucesso e acabamos de instalar a ultima atualização do Windows 10, certamente não vamos precisar de analisar os ficheiros de log, por isso, podemos eliminar de imediato esta pasta e assim recuperar o espaço ocupado.

Windows Explorer

A pasta $SysReset é criada apenas quando o Reset ou Refresh do Windows 10 falha. Nela estão todos os logs gerados durante o processo e que irão ajudar os utilizadores ou administradores de sistemas a perceber a causa da falhas do Refresh/Reset ao sistema operativo. No nosso caso, esta pasta não ocupa mais de 273KB.Se depois de repor o sistema não voltarmos a ter qualquer problema a usar esta opção, podemos também eliminar esta pasta.

Apesar do Windows 10 eliminar os ficheiros de instalação usados no upgrade ao fim de 30 dias, a pasta $GetCurrent vai permanecendo ao longo do tempo, assim como a pasta $SysReset.

A ferramenta de limpeza do disco e ao contrario do que faz com as pastas $WINDOWS.~BT e ~WINDOWS.~WS, não elimina automaticamente da drive C: as pastas $GetCurrent e $SysReset. Neste caso, resta-nos optar pelo método clássico da eliminação manual.

Assumindo que as pastas estão visíveis na drive C:, vamos clicar com o botão direito do rato nas mesmas e selecionar a opção “Eliminar”.Quando for solicitada elevação de privilégios de administrador, vamos clicar em “Continuar” para que os ficheiros sejam eliminados. Por fim, vamos esvaziar a Reciclagem para libertar o espaço ocupado.

Caso as pastas não estejam visíveis, vamos no Explorador de Ficheiros clicar no separador “Ver” e colocar um visto na opção “Itens ocultos”.Em alternativa, podemos utilizar a linha de comandos para eliminar estas pastas.

Para isso, vamos abrir uma janela da linha de comandos com privilégios de administrador e escrever os seguintes comandos seguidos de Enter:

RD /S /Q “C:\$GetCurrent”

RD /S /Q “C:\$SysReset”Como podemos verificar, o processo é bastante simples e permite recuperar algum espaço em disco. Considerando que estas pastas são criadas temporariamente, não existe qualquer problema em fazer a sua eliminação desde que não estejamos a meio de uma atualização ou se pretendermos futuramente analisar os logs. Devemos ter em mente que será sempre necessário torna-las visiveis para verificar se foram criadas e o espaço que ocupam, antes de as eliminar.

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags:

Artigos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Menu