sexta-feira, dezembro 14, 2018
Home » Dicas de Programas & Sites » Dica: Aprenda inglês com Duolingo

Dica: Aprenda inglês com Duolingo

Aprender idiomas de graça e ajudar a traduzir textos na internet é a proposta do matemático e empreendedor guatemalteco Luis von Ahn, que lançou oficialmente o site Duolingo.
Von Ahn, que aos 33 anos foi considerado uma das 50 pessoas mais influentes no mundo da tecnologia, apresentou a versão beta do portal no ano passado, mas “o Duolingo já está em funcionamento”, disse em entrevista à Agência Efe.
Segundo ele, meio milhão de pessoas no mundo todo já se somou a esta iniciativa, apoiada pelo ator Ashton Kutcher, que mostrou seu interesse no trabalho de Von Ahn em sua conta do Twitter.
O sistema avalia os estudantes por níveis a partir do zero e, assim, eles vão aprendendo de forma intuitiva com atividades e exercícios para escutar e falar, utilizando a plataforma digital.
O objetivo é ajudar a traduzir textos de internet para todos os idiomas do mundo, já que segundo o matemático mais de 50% dos conteúdos está em inglês e “se as pessoas não sabem a língua não podem entender”.
“Por exemplo, na popular enciclopédia online alimentada pelos próprios usuários,Wikipedia, a proporção de artigos que há em espanhol em relação ao inglês é de apenas 20%”, assinalou.
“Queremos que as pessoas nos ajudem a fazê-lo, e traduzir textos da internet tem, além disso, o incentivo de aprender outro idioma”, disse.
Os usuários primeiro começam aprendendo palavras muito simples e pouco a pouco vão sendo dadas a eles frases de textos da internet que não foram traduzidos, por exemplo, o título de um artigo que contenha as palavras que foram aprendendo.
Se o usuário não conhece alguma palavra, o programa revela seu significado e dá pistas para que o estudante se lembre da próxima vez.
Diferentes alunos traduzem essa frase, veem como fizeram outros usuários e no final entre todos escolhem qual é a mais apropriada.
Uma das páginas com a qual trabalham é a Wikipedia, onde vão fazendo as traduções dos artigos quando estão completos, mas o objetivo a longo prazo é se conectar a instituições educativas ou alguns sites de notícias para traduzir seus conteúdos e aproximar ainda mais a internet do público.
Por enquanto, o Duolingo já dispõe de inglês, espanhol, alemão, francês e Português, e outras línguas estão a caminho.
Clique e conheça: http://www.duolingo.com

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte atua como coordenador de suporte, é apaixonado por TI e arranha um violãozinho nos finais de semana

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário