ArtigosPower ShellServer

Use o Windows PowerShell para acelerar comandos repetitivos

108 views
Nenhum comentário
0
(0)

Neste Tutorial vamos aprender como usar o cmdlet Get-History do Windows PowerShell para acelerar a execução de comandos repetitivos.

Solução


Quando utilizamos o Windows PowerShell podemos executar o mesmo comando repetidas vezes, isso nos ajuda, pois facilita lembrar dos comandos que foram executados e que podem ser reutilizados no dia a dia.
O cmdlet Get-History contém o histórico da sessão, ou seja, a lista de comandos inseridos durante a sessão atual.
O número de comandos armazenados é baseada em uma variável chamada MaximumHistoryCount e o valor default é 4096, quando atingir 4095 o comando mais antigo será substituído, esse valor poderá ser alterado.
image
O Windows PowerShell mantém automaticamente um histórico de cada sessão. Podemos salvar o histórico da sessão em formato XML ou CSV. Por padrão, os arquivos de histórico são salvos no diretório onde está sendo executado os comandos, neste caso c:\users\administrador, mas o arquivo poderá ser salvo em qualquer local.
Temos quatro cmdlets do Windows PowerShell que permitem trabalharmos com o Get-History.PS01
Acelerando a execução dos comandos
Para consultar a lista de comandos ao invés de digitarmos Get-History digite apenas h e será exibida a lista de todos os comandos que foram digitados.
ps05
 
Para executar um dos comandos que foram consultados anteriormente ao invés de digitarmos Invoke-History 5 digite apenas r e o id correspondente que neste caso é o número 5ps03
O histórico da sessão é uma lista dos comandos inseridos durante a sessão junto com a ID. O histórico da sessão representa a ordem de execução, o status e os horários de início e término do comando. À medida que você insere cada comando, o Windows PowerShell o adiciona ao histórico para que você possa reutilizá-lo.
E pra finalizar vamos exportar os comandos executados para um arquivo CSV, isso é muito útil quando realizamos o troubleshooting de um servidor e executamos vários comandos para realizar uma análise mais detalhada mas no final do atendimento não lembramos a ordem de execução e quais comandos foram utilizados, neste caso podemos exportar para um arquivo e reutilizar caso seja necessário ou até para fins de auditoria.
Get-History | Export-CSV C:\Temp\CommandHistory.CSVps04image

Conclusão


Neste artigo, mostramos como podemos tirar proveito do cmdlet Get-History executando o mesmo comando várias vezes, acelerar a execução das tarefas e criar rotinas automatizadas para executar os comandos.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags: , ,

Artigos Relacionados

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Veja também

Menu