terça-feira, dezembro 11, 2018
Breaking News
Home » Artigos » Instalando o Group Policy Management Console Sample Scripts no Windows Server 2008/2008R2/2012

Instalando o Group Policy Management Console Sample Scripts no Windows Server 2008/2008R2/2012

Neste Tutorial vamos mostrar como instalar o Group Policy Management Console Sample Scripts no  Windows Server 2008 R2 que permite ao administrador do Active Directory o gerenciamento e automação das tarefas referentes a GPO.

Solução

No Windows Server 2003 era nativo, agora esses scripts não são mais empacotados com o console de Gerenciamento de Diretiva de Grupo do Windows Server 2008/2008R2/2012R2.
O primeiro passo é baixar o GPMC Sample Scripts do seguinte link: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=14536 , clique em download
GPOI

Instalando o GPMC Sample Scripts

O processo de instalação é simples. Após baixar, vamos executar o mesmo, a mensagem abaixo será mostrada, vamos clicar em Next
.GPOII
Selecione I Agree e clique em Next.
GPOIII
 
Selecione uma das opções e clique em Next.
gpoIV
Clique em Next para confirmar a instalação.
GPOV
Clique mais uma vez em Next.
GPOVI
Esta tela informa que a instalação foi completada com sucesso, apenas clique em Close.
GPOVII

Utilizando os scripts de exemplo (sample scripts).

Iremos demonstrar apenas 3 tarefas para mostrar o quão útil são esses scripts prontos, facilitando a vida do Administrador  do AD e aumentando a sua produtividade.
Cenário 1 – Iremos procurar por GPO’s com nomes duplicados, neste exemplo não foi encontrada nenhuma GPO com nome duplicado.
GPODuplicate
Cenário 2 – Iremos deletar uma GPO, neste exemplo foi deletado a GPO Zona de Sites Confiáveis.GPODeleteGpo
Cenário 3 – Iremos procurar por GPO’s onde o campo Security Filtering esteja em branco, neste exemplo foi encontrada 7 GPO’s.
GPOSecurityFiltering
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Abaixo segue a relação de todos os scripts que estão disponíveis na pasta C:\Program Files (x86)\Microsoft Group Policy\GPMC Sample Scripts
GPOAll
NOTA: Este procedimento também funciona no Windows Server 2012R2.

Conclusão


Neste Tutorial mostramos como podemos fazer uso destes scripts no gerenciamento das GPO’s e automatizar o processo que antes era realizado de forma manual e repetitiva. Este procedimento pode ser utilizado em várias situações facilitando assim a vida do ITPro, esperamos que essa dica seja útil e incentive a todos a implementá-la.

Sobre Rafael Bandeira de Oliveira

Rafael Bandeira de Oliveira, tem mais de 10 anos de experiência na área de TI, tendo atuado com suporte técnico e infraestrutura. Contribuo com a Comunidade Microsoft escrevendo artigos e tutoriais no AndersonPatricio.org, PuraInfo e no meu perfil no linkedin. Possuo as seguintes certificações: ITIL Foundation, MCP, ISO 2000 (Exin), Cloud Computing Foundation (Exin), ISO 27002 (Exin) com essas certificações da Exin + ITIL obtive o título de EXIN Certified Integrator Secure Cloud Services. Atualmente é Analista de Infraestrutura Sênior Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *