Saudações Leitores,
Alguns estão em época de provas na faculdade, ou em aplicação de um projeto, ou apenas afim de entender um pouco mais sobre UML e como isso ajuda na análise de um sistema.
Pensando nisso, resolvi colocar este resumo sobre UML. Boa leitura!
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UML –> Unified Modeling Language (Linguagem modelada unificada)
UML É um padrão para desenvolvimento de software que reúne melhores práticas de metodologia de sistemas. Neste modelo, diversos diagramas auxiliam na visualização do problema e a concepção da solução, permitindo uma visão macro dos objetos e seus relacionamentos; ela propões uma linguagem visual para especificação (modelagem) de sistemas orientados a objetos, fornece representação gráfica para os elementos essenciais do paradigma de objetos como Classes, atributos, objetos, troca de mensagens, etc
Grandes sistemas necessitam de uma série de especificações e geralmente tais documentos são longos e muito detalhados. A modelagem proporcionada pela UML permite simplificar o entendimento de um sistema, ao transformar suas complexidades em objetos gráficos simples, onde a lógica interna de seu funcionamento é abstraída;
Através da modelagem também conseguimos estruturar um sistema. A manutenção que ocorrer nos posteriores ciclos de desenvolvimento fica mais fácil de ser efetuada já que a mesma ocorre inicialmente num nível lógico, e não no código (programa), de forma que se pode evoluir os diagramas que serão alterados e verificar suas conseqüências, antes de se preocupar com a fase de desenvolvimento
Utilização da UML
• Visualização
– Facilita a comunicação entre as pessoas interessadas
• Especificação
– Permite uma definição mais precisa dos modelos
• Construção
– Ferramentas facilitam o mapeamento do modelo UML para linguagens de programação.
• Documentação
– Permite a documentação de vários aspectos do sistema.
Melhorias & Motivação
Abstrai a complexidade do negócio
• Facilita melhorias
• Auxilia na identificação de novas oportunidades de negócio
– Melhorias no negócio
– Inovações
• Estabelece entendimento comum aos interessados nonegócio:
– Responsáveis
– Gerentes
– Empregados
– Clientes
– Consumidores
Estrutura Básica da UML
• Descrição de Casos de Uso
• Diagrama de Casos de Uso
• Diagrama de Classes
• Diagrama de Seqüência
• Diagrama de Atividades
Descrição de Casos de Uso
• É uma descrição textual completa de um determinado processo, identificando seu cenário principal, isto é, o fluxo normal que ocorreria normalmente.
• Este documento é estruturado descrevendo-se seus passos / instruções sem se ater a detalhes de tecnologia, porém identificando o limite/restrição/faixa de dados.
• Além disto, aqui identificamos o(s) ator(es) que interage(m) com o sistema.
• As exceções (fluxos / cenários alternativos) também são explicadas porém a ênfase é dada no fluxo principal.
• Através da documentação do sistema, identificamos os
atores, eventos e seus processos, de forma a eleger os possíveis Casos de Uso.
O Ator pode ser entendido como um elemento externo que interage com o sistema. Geralmente simboliza um usuário de algum departamento, mas também pode simbolizar outros elementos tais como um temporizador (relógio) que aciona o sistema de tempos em tempos para realizar alguma ação ou sistemas externos que interagem com um determinado sistema
Diagrama de caso de uso
Modelo gráfico que agrupa determinados casos de usos e atores de um determinado sistema, de forma a visualizar-se de maneira rápida e fácil o relacionamento entre eles, servindo de documento para comunicação entre os participantes do projeto.
Tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente e descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário.
O cliente deve ver no Diagrama de Casos de Uso as principais funcionalidades de seu sistema.
Notação
– O diagrama de Caso de Uso é representado por:
• atores;
• casos de uso;
• relacionamentos entre estes elementos.
– Estes relacionamentos podem ser:
» associações entre atores e casos de uso;
» generalizações entre os atores;
» generalizações, extends e includes entre os casos de uso.
– Casos de uso podem opcionalmente estar envolvidos por um retângulo que representa os limites do sistema.
Atores
Um ator é representado por um boneco e um rótulo com o nome do ator. Um ator é um usuário do sistema, que pode ser um usuário humano ou um outro sistema
Caso de Uso
Um caso de uso é representado por uma elipse e um rótulo com o nome do caso de uso.
Um caso de uso define uma grande função do sistema. A implicação é que Diagrama de Casos de Uso uma função pode ser estruturada em outras funções e, portanto, um caso de uso pode ser estruturado.
Relacionamentos
Entre um Ator e um caso de uso: Associação
Define uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do usuário
Entre Atores: Generalização
• Os casos de uso de B são também casos de uso de A;
• A tem seus próprios casos de uso.
Entre casos de uso
Um relacionamento include de um caso de uso A para um caso de uso B indica que B é essencial para o comportamento de A. Pode ser dito também que B is_part_of A.
• Exemplo:
– Quando se especifica B extends A, a semântica é:
– Dois casos de uso são definidos: A e A extended by B;
– B é uma variação de A. Contém eventos adicionais, para certas condições;
– Tem que ser especificado onde B é inserido em A
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Entre casos de uso: Generalização
Sistema
6 Comentários. Deixe novo
[…] de UML, abordo agora o Diagrama de Atividades. Boa Leitura! Se você perdeu o resumo inicial, Clique aqui e leia Um diagrama de atividade é essencialmente um gráfico de fluxo, mostrando o fluxo de controle de […]
tó imprimindo o material para estudo.
valeu!!!
Gostei do seu material, obrigado por divulga-lo na internet. Esta sendo muito util para meu TCC.
Valeu, sou caboverdiano, estou cursando TIC, isso valeu muito.
Tinha algumas dúvidas a cerca disso
Seu site foi realmente muito útil!
Obrigada por ter elaborado esse artigo! Está ajudando muito no meu tcc.