Artigos

Sinta-se protegido quando navega na Internet

26 views
Nenhum comentário
5
(2)

A Internet e o nosso computador são parte inegável da nossa rotina. Fazemos tudo ou quase tudo através dos nossos aparelhos e da rede que liga serviços, produtos e pessoas. Mas atenção, os nossos dispositivos móveis, tablets, computadores e celulares, são muito mais vulneráveis à ação de ataques do que pode parecer. Tenha a certeza que se protege enquanto navega no ciberespaço, pois os seus dados pessoais são valiosos e os truques são muitos.

A ocasião faz o ladrão e um descuido é fácil de acontecer, porque as armadilhas são muitas e sutis: um simples link ou e-mail que você abre, uma página que você compartilha e, até mesmo, um quiz e jogos enviados por seus amigos podem expor os seus dados a gente mal-intencionada.

Num clique a sua vida pode virar um caos e se tornar vítima de extorsão, chantagem ou roubo de dinheiro. Por outro lado, com alguns cliques e um custo amigável também pode escolher se proteger de todos estes cibercriminosos através de um confiável sistema de segurança. A escolha está nas suas mãos e à distância de um clique. 

Aumento de golpes requer estratégias sérias

As fraudes e golpes online têm aumentado significativamente nos últimos anos. Isto exige medidas sérias, contra criminosos modernos e, completamente invisíveis! Este tema me lembra do livro Arte da Guerra, escrito algures entre 544-496 a.C.​​. Nele, o general Lao Tsu oferece estratégias e perspectivas francamente relevantes que merecem ser relembradas nos dias de hoje. 

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.” Não faça parte destas estatísticas de fraude alarmantes e leve a sério os temas de uma sociedade cada vez mais tecnológica. Comece por aqui mesmo, lendo este artigo. 

Tempos sem precedentes, exigem medidas únicas 

Sem cara nem corpo, estes cibercriminosos conseguem entrar em seu computador, extraem seus dados e são indetectáveis aos seus sentidos. Mas podemos combatê-los e nos proteger. Sigamos o conselho do general Lao Tsu e comece por conhecer seus inimigos, se eduque e invista nas melhores formas de segurança online. Lembre-se que embora haja muitas opções gratuitas, o barato às vezes sai caro. Meça bem quanto vale a segurança de sua vida e do que considera mais precioso e o custo de comprovados sistemas de proteção cibernéticos. Conheça a realidade e não subestime a real existência de ameaças. 

Conheça bem seus inimigos

  1. Vírus

Softwares que são instalados em um computador sem o conhecimento do usuário. Existem vários tipos de vírus, todos com missões maldosas, tais como executar alterações prejudiciais, roubar dados e até mesmo estragar o hardware. Normalmente, o vírus infecta o sistema do seu computador, se duplica a si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores e sistemas.

  1. Spams

O spam é um tipo de mensagem eletrônica geralmente enviada através de e-mails, SMS ou anúncios da internet. São mensagens não autorizadas pelos seus receptores e que chegam a diversos usuários o tempo todo. 

O seu objetivo é lotar a caixa de e-mails dos internautas, mas trazem também a ameaça de carregarem vírus capazes de prejudicar o computador. Geralmente, quem realiza esta prática tem interesse financeiro na divulgação de sua marca, ou possui intenções maliciosas e quer roubar dados dos usuários da internet.

  1. E-mails maliciosos

Há vários tipos de e-mail que possuem o objetivo de roubar informações pessoais dos internautas. Algumas vezes eles utilizam grandes empresas, como bancos, para poderem persuadir o receptor a entrar no link e fornecer seus dados. Promoções bizarras também pipocam nas caixas de e-mail. Sempre que receber algo suspeito, investigue. Se tiver dúvidas, não acesse ou clique em qualquer link.

  1. Páginas falsas ou Phishing 

Alerta ainda para a existência de páginas que simulam seus sites oficiais, sendo visualmente semelhantes e que querem se apropriar de dados e senhas dos usuários. Essas páginas também são chamadas de phishing e as favoritas são as páginas fraudulentas de banco. 

Depois de conhecer e saber bem os perigos que corre ao navegar no ciberespaço, você vai querer tomar todas as medidas para evitar desastres. É tempo de criar hábitos cibernéticos saudáveis e escolher sistemas efetivos de proteção.

Conheça-se a si mesmo e escolha seus aliados

Navegar na Internet faz parte do cotidiano, quer se queira quer não, e o ritmo a que este relacionamento acontece é rápido, em expansão acelerada e cada vez abarca mais áreas da vida. É quase impossível estar fora. E se isto traz muitos benefícios e confortos, também pode trazer muitos dissabores. Não se distraia na comodidade e se torne ingénuo, pois tragédia também é parte da vida. Na incerteza dos tempos atuais, cuide de minimizar tudo o que pode fazer, para garantir uma vida mais tranquila para si, sua família e seus negócios. 

Automatize hábitos saudáveis

A ocasião faz o ladrão, se lembra deste ditado antigo? Ou casa arrombada, trancas na porta. É necessário criar e automatizar hábitos que dificultam as tentativas de golpes e fraudes. Vamos a eles! 

  1. Crie senhas fortes

Combine letras, números e, quando possível, caracteres especiais. Desta forma, você não facilita a vida de pessoas mal intencionadas que querem te espionar ou até mesmo te prejudicar.

Idealmente, altere a sua senha periodicamente, garantindo que ninguém esteja te espionando. Peritos recomendam permanecer com a mesma senha até 72 dias, ou seja, procure alterar sua password a cada dois meses mais ou menos.

  1. Não entre em sites não confiáveis

Quando você receber um alerta antes de entrar e começar a navegar em algum site, não prossiga nesse site, por muito que seja aliciante e ofereça a informação que está à procura, pois esses alertas surgem quando o site não tem uma conexão segura. Existem sites que entram em blacklists, listas negras, e fazem disparar o alerta de forma a tentar manter a proteção do consumidor. 

Onde há fumaça, há fogo. Deve controlar seu impulso de ação, em ocasiões em que um site pede para fazer o download de algum programa antes de poder continuar ou em que o site faz abrir vários pop-ups com anúncios ou banners.

  1. Atualize sempre o seu navegador e antivírus

O espaço cibernético está em constante atualização. É importante que você mantenha o navegador e antivírus atualizados, pois em cada atualização nova que saí, foram corrigidas falhas e são incluídas novas medidas de segurança. Se não fizer o update constantemente, essas falhas podem ser exploradas por pessoas mal-intencionadas, caso você não adquira a atualização para corrigir isso. 

Seja herói do seu legado, você merece

A ameaça pode ser invisível, mas é bem real. A utilização tão facilitada de navegar na internet tem muitos atrativos, os sistemas de antivírus gratuitos estão aí, mas é precisamente sabendo tudo isto que as fraudes acontecem. Existem pessoas mal intencionadas que estudam bem este cenário e vão querer fazer tudo para se aproveitarem e se apropriarem do que tanto custou a você adquirir e que quer certamente manter. Seja cauteloso e proteja seus bens e pessoas queridas. Se informar e se educar não basta. É necessário tomar atitude. Seja seu próprio herói, siga os conselhos de Lao Tsu e aja de acordo com o que mais o beneficia. Você merece!

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags: ,

Artigos Relacionados

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Veja também

Menu