terça-feira, dezembro 11, 2018
Breaking News
Home » Artigos » Tudo que você precisa saber sobre as carteiras digitais

Tudo que você precisa saber sobre as carteiras digitais

Photo by Kreatikar >>> CC0 1.0
Photo by Kreatikar >>> CC0 1.0
Usar o celular para pagar por produtos, realizar transferências e receber pagamentos parecia coisa de ficção científica no início dos anos 2000. O avanço tecnológico aconteceu abruptamente e, hoje em dia, concretizar tais tarefas já é realidade. Inserido nesse mundo financeiro digital que não para de crescer estão as carteiras digitais. Fundamentais para funcionar a engrenagem do sistema monetário online, elas estão ficando cada vez mais relevantes.

Além do uso de certas carteiras digitais pelo celular, essa ferramenta está disponível em diversas outras formas. É possível, claro, administrar pelo desktop, por meio de um hardware via USB e até mesmo em formato papel — essas últimas duas funcionalidades são presentes nas carteiras digitais de criptomoeda. Todas essas possibilidades tornam esse universo bastante diversificado e interessante.
Entender o princípio básico de funcionamento das carteiras digitais é um processo nada complicado. Além de poder realizar transferências e receber pagamentos, também é possível guardar dinheiro e associá-la diretamente com uma conta bancária. Já as carteiras de criptomoedas são completamente moldadas pelo sistema blockchain, que é extremamente seguro e respeitado no mercado online.
Algumas carteiras digitais já são muito populares no mercado, como PayPal, Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay e Google Wallet. Além de prezar a segurança e praticidade em suas funções, geralmente as carteiras digitais não são burocráticas.
Em algumas como o PayPal, por exemplo, o processo de cadastro é muito simples e gratuito, no entanto, só é possível ter uma conta registrada por pessoa. Carteira extremamente respaldada no mercado, é possível utilizá-la em diversos segmentos, como no serviço de stream da Netflix, nas redes sociais com o Facebook e até mesmo no poker online em sites como o PokerStars.
A tecnologia das carteiras digitais está respaldada pela criptografia, o que torna o processo muito seguro para proteger as informações pessoais e o saldo financeiro. Todo processo de transferência é feito em tempo real, e também é possível pagar fisicamente nas lojas através da tecnologia NFC, pois ela permite com que o smartphone funcione como um cartão de débito ou crédito.
Abaixo, o canal do youtuber Dudu Rocha realizou um vídeo mostrando como a tecnologia NFC é utilizada através da carteira digital Samsung Pay.
 

A funcionalidade das carteiras digitais de criptomeoda

assunto da moda da tecnologia em 2017 foi o Bitcoin e sua ascensão enorme nos noticiários e redes sociais. Essa moeda digital, que é a mais popular do mundo, precisa ser gerenciada por um intermediador. É aí que entra a carteira digital de criptomoeda.
São através das carteiras digitais desse ramo que as criptomoedas como Bitcoin ficam armazenadas para o dono delas. Portanto, se trata de algo fundamental para o funcionamento das criptomoedas e indispensável para quem trabalha com isso.
Ao contrário das carteiras digitais como Paypal e Samsung Pay, no ramo das criptomoedas escolher a carteira digital adequada para determinado tipo de investidor exige um cuidado maior e muita pesquisa.
Por exemplo, para priorizar segurança extrema e armazena grandes quantias, os dispositivos como hardware (via USB) e carteira em papel são excelentes alternativas. Para o uso mais simples e corriqueiro, as carteiras digitais de criptomoeda mobile ou desktop atendem muito bem a maioria dos clientes.
O Brasil está inserido nesse mercado e, recentemente, a empresa CoinWISE lançou a mais nova carteira digital brasileira em hardware, chamada de SafeWISE e que já está disponível no mercado.
O mundo está cada vez mais receptivo para as carteiras digitais tradicionais e também as de criptomoeda. Na Ásia, por exemplo, um a cada cinco consumidores utilizam carteira digital e esse número não para de crescer. Uma das maiores potências econômicas do mundo, a China, já está bem avançada nessa tecnologia e por lá o uso delas é muito comum.
A expectativa é que a sociedade abrace cada vez mais a praticidade e a comodidade das carteiras digitais. Seja para administrar criptomoedas para grandes ou pequenos investidores ou para simplesmente pagar contas básicas e compras no supermercado, as carteiras digitas certamente vieram para ficar e o futuro delas é pautado por muito otimismo.

Gostou deste artigo? comente conosco seu ponto de vista e acompanhe nossa sessão de artigos. Deixe seu e-mail ao lado para receber as novidades e se você tiver outras dicas de áreas tecnológicas, compartilhe conosco mandando seu artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *