ArtigosInformática para Concursos

Como se dar bem em provas de informática em concursos

27 views
Nenhum comentário
0
(0)

Informática é uma disciplina que está presente em 99% dos concursos públicos brasileiros. Contudo, muita gente ainda deixa esta matéria como secundária na hora dos estudos, e isto pode ser um erro com um preço alto a ser pago. Vejamos aqui algumas dicas do que estudar.

Por que estudar informática é importante?

Por que vivemos em um mundo conectado, onde a tecnologia avança a cada dia e nos permite fazer mais coisas de forma cada vez mais rápida.

1 – Não subestime a matéria

Antes de qualquer coisa, é bom ter em mente que é muito importante se preparar para a prova de Informática para concursos. Sabemos que essa é uma disciplina com peso menor em alguns casos, mas não se engane! Ela pode fazer um estrago no seu resultado se o concurso tiver nota mínima, por exemplo. Até quem tem formação na área de TI pode ter dificuldades, porque as provas de concurso são muitos diferentes da teoria da universidade, a teoria acadêmica.

Muita gente acha que por usar o computador todos os dias é um verdadeiro craque em Informática. Mas uma coisa não tem, necessariamente, a ver com a outra. Isso porque as bancas vão cobrar detalhes específicos, comandos e menus com os quais você, de maneira geral, não lida no dia a dia. Sendo assim, não negligencie os estudos de Informática.

2 – Descubra os assuntos mais solicitados pela banca

O primeiro passo quando começar de verdade a preparação para a prova de Informática para concursos é saber o que a banca organizadora costuma solicitar. Os temas não variam muito, mas os pesos podem ser bem diferentes. De posse dessas informações, você poderá montar um cronograma de estudos melhor direcionado.

Fazendo um apanhado geral dos principais concursos públicos do país, chega-se aos tópicos mais sobrados na disciplina de informática no último ano. São eles:

  • Sistemas operacionais (Windows, Linus, etc) – 21%
  • Planilhas eletrônicas (Excell, Calc, etc) – 18%
  • Editores de texto (Word, Writer, etc) – 17%
  • Internet e navegadores (Internet Explorer, Firefox, Chrome, etc) – 15%
  • Hardware e dispositivos (monitores, teclados, etc) – 9%
  • Segurança da informação (CID, malwares, etc) – 8%
  • Correio eletrônico (Outlook, Thunderbird, etc) – 5%
  • Editor de apresentações (Powerpoint, Impress, etc) – 4%
  • Redes de computador (protocolos, arquiteturas, etc) – 3%

Agora, as porcentagens por banca:

  • IADES: 24% sistemas operacionais, 19% Word, 17% segurança da informação, 14% Excel, 13% Windows, 10% internet, 1% redes de computadores, 1% PowerPoint, 1% Linux.
  • FCC: 21% sistemas operacionais, 18% Word, 18% Excel, 16% internet, 15% noções de hardware e software, 5% redes de computadores, 3% PowerPoint, 2% segurança da informação, 25 Linux.
  • Vunesp: 24% sistemas operacionais, 23% Excel, 22% Word, 15% PowerPoint, 7% internet, 3% redes de computadores, 3% segurança da informação, 2% noções de hardware e software, 1% Linux.
  • Cespe: 19% sistemas operacionais, 18% internet, 15% Word, 13% Excel, 12% segurança da informação, 10% noções de hardware e software, 7% Linux, 3% redes de computadores, 3% PowerPoint

3 – Domine o pacote Office

Office 365 logo

Domínio de ferramentas Office e aplicativos para escritório é o assunto de maior peso em praticamente todas as bancas organizadoras. Isso porque é um universo muito vasto de informações, cheio de detalhes. É um assunto muito simples de ser estudado e aprendido. Ainda assim, requer muita atenção. Quando falamos em pacote Office, nos referimos aos programas usados de forma mais habitual, como Word, Excel e Power Point (Writer, Calc e Impress, respectivamente, no Libre Office). Pode parecer bobo, mas esses programinhas que usamos cotidianamente escondem muitas funcionalidades e atalhos que deixamos de observar.  Então, o negócio é se debruçar sobre os guias que orientam sobre cada um dos programas do pacote Office e, mais importante, testar a teoria na prática. 

4 – Conheça os sistemas operacionais

 Trocando em miúdos, um sistema operacional é o que faz com que seu computador, notebook e até seu celular funcionem, rodando programas e aplicativos e gerenciando todas as tarefas da máquina. Os mais habituais são Windows e Linux para desktops e servidores, e Android, para dispositivos móveis. No Purainfo, nós temos sessão de artigos para todos eses 🙂 . 

5 –  Conheça os navegadores

Firefox Logo

Toda vez que você usa a Internet em casa, no trabalho ou no seu dispositivo móvel está usando um navegador. Eles são programas que dão acesso ao maravilhoso mundo da rede mundial de computadores. Os navegadores mais conhecidos e utilizados são: o Internet Explorer/ Edge, o Google Chrome e o Firefox. Em comum eles têm o fato de serem gratuitos, mas cada um tem particularidades em suas funções e formas de operar. E é nesses detalhes que você precisa prestar atenção para responder as questões da prova de Informática para concursos de forma correta.  

6 – Domine ferramentas de e-mail

Email

O e-mail, ou correio eletrônico, é sem dúvida a ferramenta de troca de mensagens de trabalho mais usada em todo o mundo. Em órgãos públicos, ele é praticamente sagrado! Para que funcione, o e-mail precisa de um provedor. Os mais populares, e gratuitos, são o Gmail e o Yahoo, mas empresas e entidades governamentais costumam ter seus domínios próprios em provedores menores. Nas provas de Informática para concursos, normalmente, é solicitado ao candidato que mostre aptidão mínima para lidar com o correio eletrônico, Outlook e Thunderbird. Ou seja, é uma parte considerada fácil, mas que igualmente pode pregar algumas peças aos desatentos. 

7 – Informe-se sobre segurança e proteção

Dois dos assuntos mais falados na área de Informática: segurança e proteção – de informações e redes. Dentro deles há diversos tópicos que podem ser pedidos em concursos, como criptografia, vírus, firewalls e protocolos. Embora sejam temas mais complexos, exigindo uma “decoreba” de termos para quem não está habituado à área, não é preciso se assustar. Basta atentar aos fundamentos e conceitos básicos para compreender e memorizar o que for mais importante.  

8 – Treine no seu computador

Não adianta, para assimilar o conteúdo, especialmente no que diz respeito a pacote Office, é preciso treinar bastante. Como toda disciplina, também Informática precisa de exercícios para memorizar, para que você assimile a informação. Por isso, é importante colocar em prática no seu computador tudo que for estudando na teoria. Faça testes e repita tarefas até compreendê-las e se sentir seguro sobre o processo.Afinal, ao fazer isso você estará praticamente revisando todo o conteúdo lido até então. Dessa maneira, irá fixar com muito mais facilidade o aprendizado.Então, teste os atalhos, os menus, os botões, os comandos no seu computador para entender o que fazem e a relação entre eles. 

9 – Use flashcards

Ao estudar, é bem importante utilizar alguma técnica de memorização para facilitar o processo. Há diversas opções, realmente muito boas. Contudo, especialmente para Informática, a mais indicada é a técnica dos flashcards. Isso porque a disciplina tem muito detalhamento de comandos e atalhos. São conceitos curtos, mas vitais. Então os cards podem ser bastante simples de serem confeccionados.  

10 – Faça provas anteriores

Passo fundamental para todo o seu período de preparação, seja para que disciplina for. Em Informática para concurso não é diferente. Fazer as provas anteriores da banca organizadora do seu concurso vai ajudá-lo a conhecer melhor o estilo das questões e até as pegadinhas recorrentes.No entanto, não vá muito longe. Informática é uma área na qual mudanças acontecem a toda hora. Então, é melhor restringir os estudos às provas do último edital, no máximo.E para saber mais sobre as principais bancas organizadoras do país, acesse nossos artigos com o perfil completo da FGV, Cesgranrio e Vunesp.

11 – Preste atenção no edital

Algo bastante óbvio, mas que acaba pegando muita gente, é ler com atenção o edital, o detalhamento do conteúdo programático da disciplina. Isso porque precisa estar muito claro para você qual versão do software será cobrada. Às vezes o edital pede Windows 8, mas seu computador tem Windows 10. Ou seja, você vai estar estudando a versão errada.As bancas sabem disso e usam esse truque para confundir os desatentos, cobrando coisas que só estão em um versão específica, por exemplo.Outro ponto de atenção: os softwares livres são muito diferentes do Windows. Se o seu edital cobrar Linux, será preciso instalar um simulador ou até mesmo o software em outro computador para que consiga conhecê-lo melhor.

12 – Use técnicas de chute

Chute de bico…

Por mais que você esteja preparado, com o conteúdo muito fresco na memória, há perguntas que você não saberá responder. Isso acontece com 99% das pessoas. Então, para melhorar a sua pontuação, usar uma técnica de chute nessas questões é bem importante. Afinal, a diferença de pontuação entre os que conseguem a vaga do concurso e os que ficam de fora pode ser de um ponto. E se você conversar com qualquer pessoa que foi aprovada em uma boa carreira pública, descobrirá que a maioria, ou talvez todos, utilizaram alguma técnica de chute.Para saber mais sobre as técnicas de chute você pode acesar o post Como Chutar em Provas de Concursos: 15 técnicas para melhorar sua chance de ser aprovado.

13-  Mantenha-se atualizado

Corrida contra o tempo

Como já salientamos no item anterior, a área da Informática é extremamente dinâmica. Todos os dias aparecem novidades sobre softwares, hardwares e sistemas. Por isso, é fundamental manter-se atualizado. Mas atenção: não caia em furadas e busque informações apenas em fontes confiáveis. Visite sites especializados, faça cursos em escolhas conhecidas e leia livros indicados por quem entende do assunto.Você pode acessar nosso post com os melhores sites e aplicativos para estudo e começar a preparação agora mesmo. Tem muito material gratuito e para download. 

Gostou deste artigo?
Comente conosco seu ponto de vista e acompanhe também nossa sessão de artigos. Deixe seu e-mail ao lado para receber as novidades e se você tiver outras dicas de áreas tecnológicas, compartilhe conosco mandando seu artigo

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags:

Artigos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Veja também

Menu