segunda-feira, abril 6, 2020
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Dicas para ser mais produtivo

Nos que que atuamos em um mundo cada vez mais veloz e competitivo precisamos estar mais ligados e atentos. Pensando nisto, vamos trazer ao Purainfo algumas dicas para ser mais produtivo.

Para não ser uma leitura cansativa e acabar atrapalhando sua produtividade, iremos trazer cinco a cada novo artigo, algumas mais curiosas, outras mais comuns, e alguma divertira, sempre que possível!

1 – Tenha horário para estudar

A primeira dica é também um desafio, principalmente para os pais e mães de família, pessoas que trabalham longe, pessoas que tem o ritmo de vida agitado, e por ai vai…

O fato é que você pode precisar estudar por inúmeros motivos, seja para uma prova da faculdade, para uma apresentação do trabalho ou simplesmente para se manter atualizado, mas você já se perguntou há um melhor horário para fazer isto? Segundo alguns experimentos, há sim!

Segundo a Dra. Jane Oakhill da Universidade de Sussex, que conduziu uma série de experimentos para descobrir como a hora do dia afeta a sua memória. Pela parte da manhã, temos mais facilidade com a habilidade de aprender novos nomes, lugares, datas e fatos. A noite por outro lado, apresentamos uma maior habilidade de integrar as novas informações aprendidas naquilo que já sabíamos previamente. Resumindo: Vale a pena criar uma estratégia para os seus estudos, aprendendo coisas novas na parte da manhã e revisando, durante a noite.

2- Crie pequenos hábitos

Não é de hoje que vários autores e estudiosos abordam o funcionamento dos hábitos, eles não apenas podem definir a produtividade do seu dia, mas também a sua saúde e o seu sucesso no futuro. Criar bons hábitos é um grande desafio muitos de nós, contudo, existem estratégias simples que vem a calhar.

Novos hábitos saudáveis de uma forma muito objetiva. Uma famosa pesquisadora da Universidade de Londres, chamada Phillippa Lally, defendeu que a criação de um hábito pode levar de dois a oito meses, por outro lado, o Dr. Maxwell Maltz, defendeu um número inferior de 21 dias. Independente da corrente de pensamentos, o primeiro passo é entender que a consistência é a principal chave para o sucesso desta dica, apenas depois de conseguirmos a consistência, entraremos na otimização. Criar pequenos hábitos consiste em iniciar com algo tão fácil e tão simples que você não terá nenhum empecilho em executar, não te faltará tempo, energia ou vontade. Você deverá começar o seu hábito por um pequeno degrau que não irá gerar nenhum incomodo em ser transposto todos os dias. Vamos tomar como exemplo uma pessoa que deseja praticar exercícios físicos. Essa pessoa poderá fazer por exemplo, cinco flexões todos os dias. Para fazer essa tarefa, serão necessários aproximadamente 20 segundos e um mínimo esforço diário. No momento que você sentir que este hábito está começando a se tornar natural e automático, o que poderá levar duas ou três semanas dependendo de cada pessoa, inicie um aumento lento e gradual do número de repetições. Em pouco tempo, você observará que o hábito de praticar exercícios será algo tão interligado na sua rotina, que você poderá dar os próximos passos, se matricular em uma academia e avançar para uma vida mais saudável. Lembre-se que tudo começa com o condicionamento da regularidade, apenas depois de obter a consistência, avance para as próximas etapas.

Para criar e acompanhar seus hábitos no Android, eu recomendo o Loop – Acompanhador de Hábitos

3- White noises para dormir

Você tem um sono leve? acorda várias vezes durante a noite? então leia esta: Tente utilizar os chamados “white noises” para te ajudar a dormir, em outras palavras, utilize um som ambiente de chuva, floresta ou ondas, com volume de baixo a moderado. O nosso cérebro os interpreta como sons não ameaçadores, fazendo com que nosso corpo não se incomode com eles, a parte interessante disto é que este som ambiente, vai impedir de ouvir outros pequenos barulhos que possam te incomodar a noite, visto que ele fará sobreposição a outros sons que poderiam ativar o seu estado de alerta.

Para sons ambientes em seu Android, uma boa pedida pode ser este: Ambience – Os sons da natureza para dormir

4- Grave mensagens para você mesmo

As vezes boas ideias surgem nos momentos mais diferentes e até inoportunos, fazendo com que boa parte delas sejam esquecidas e deixadas de lado.

para ajudar a cumprir um objetivo, esta dica consiste em gravar mensagens para você mesmo ouvir ou ler no futuro. Quando você se lembra exatamente de quais eram seus planos iniciais, muitas coisas boas podem ser reaproveitadas. Para isto funcionar, primeiro você precisa obviamente de um bom software de notas e gravação de voz, além de ter algum plano, um objetivo, ideia ou meta a ser cumprida. Agora, em momento oportuno (quando a ideia chegar) basta você gravar uma mensagem de áudio ou texto para você mesmo ouvir ou ler no futuro.

Para aprimorar ainda mais, você pode criar compromissos em seu calendário para lembrar de ouvir as ideias e fazer um “pente-fino” do que é útil e do que será descartado.

5- Estique seu final de semana

Para fechar com chave de ouro nossas primeiras cinco dicas:
Você já teve a sensação de que seu final de semana passou extremamente rápido? Teve a sensação de que dois dias passaram e você nem viu? Bem, essa sensação não apenas é real como também explicada cientificamente.

De acordo com David Eagleman, professor da Universidade de Stanford e autor do livro “The Brain: The Story of You”, essa sensação é explicada pelas nossas rotinas, quanto mais repetimos uma mesma rotina, menos informações novas nosso cérebro irá coletar, portanto a sensação do tempo passar rápido será cada vez maior. Para quebrar esta sensação de que um final de semana passou extremamente rápido, basta sair da rotina. Resumindo: ofereça novas informações para o seu cérebro, sempre que novos lugares, pessoas, experiências e momentos são registrados, seu cérebro registra isso de uma forma diferente, causando a sensação de maior aproveitamento das experiências, o total inverso de quando estamos no modo “piloto automático”.

Se você tem a opção de home-office, ou tem a liberdade de mudar seus horários, experimente mudar o horário padrão as vezes. Trabalhar a noite, ou pela manhã, e até nas madrugadas para ter outros momentos de tempo livre, ajudam a mudar a sensação de rotina. Claro, faça as alterações de jornada levando em conta boas noites de sono e atividades agradáveis, sempre que possível.

Bom… chegamos ao fim de mais deste artigo. Comente se você gostou e em breve teremos mais dicas. Não deixe de ver também:

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Sobre Diego Duarte

Diego Duarte é Gerente de Suporte, com mais de 7 anos de experiência em Data Center, e de quebra, arranha um violãozinho aos finais de semana

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