sábado, agosto 24, 2019
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Proatividade em TI: como encorajar o time?

Neste artigo abordaremos um tema que todos almejam, mas poucos líderes de fato pagam o preço: Proatividade. Como implementar? Como elevar o nível? Como manter?

Exemplo 1: Carlos é gerente de uma empresa de TI que tem 20 funcionários e atua como prestadora de serviços, atendendo pouco mais de 10 clientes. Eles estão sempre correndo contra o tempo, resolvendo problemas in loco. Dado este fato, nunca têm tempo para se reunir e traçar estratégias de crescimento e inovação. Ou seja, além de impedir o crescimento da empresa, essa falta de proatividade no trabalho estagna o nível de serviço.

Exemplo 2: Márcio, por sua vez, é gerente de TI da empresa concorrente de Carlos e, com os mesmos 20 colaboradores, consegue atender 25 clientes. Trabalhando sem correria, com monitoramento e gerenciamento remoto, adota o que chamamos de TI proativa. A proatividade no trabalho faz com que a empresa de Márcio trabalhe com foco em evitar os problemas, em vez de ficar “apagando incêndios”. Com essa proatividade, Márcio consegue fazer reuniões periódicas para inovar, melhorar os processos e até alimentar uma base conhecimento que auxilia este ciclo. Neste artigo vamos analisar alguns pontos que permitem que Márcio consiga atender mais do que o dobro de clientes de Carlos.

O que é proatividade?

Antes de entrarmos especificamente na TI, vamos entender o conceito de uma maneira mais genérica. Proatividade nada mais é do que um comportamento de antecipação. Não estamos falando da antecipação de uma forma geral, mas sim do ato de tomar iniciativa, enxergar uma oportunidade, e agir antes dos outros.

Na prestação de serviços de TI, quando há um problema, a proatividade pode evitar que ele se transforme em algo maior, pois poderá ser evitado antes de começar, ou ser atacado na raiz. A proatividade pode estar ligada também à antecipação de prazos, quando o profissional identifica formas de otimizar um processo e entrega uma solução antes do combinado.

Uma característica de um profissional proativo que merece destaque é que ele não espera para receber ordens. Obviamente o superior delegará trabalho a ele, mas esse tipo de colaborador está sempre atento e disposto a resolver problemas e buscar os melhores resultados — muitas vezes, isso acontecerá antes que a ordem chegue. Isso não significa que o profissional proativo seja insubordinado, ou que queira passar por cima dos outros colaboradores. É apenas um sinal de que ele enxerga o seu papel dentro da empresa, não tem medo de sair da zona de conforto, está disposto a trabalhar pelo crescimento da corporação, e não está ali apenas para cumprir funções burocráticas ou terminar um expediente diário.

De forma habitual, os profissionais proativos exibem uma boa capacidade de liderança e buscam contagiar o restante da equipe, pois se tornam exemplos a serem seguidos. Cabe à direção da empresa incentivar esse tipo de colaborador, com promoções, prêmios e outras formas de reconhecimento, mostrando para todos que é aquele comportamento que a empresa espera de sua equipe.

Benefícios da proatividade na TI

Permite uma gestão mais estratégica

Quanto mais casos críticos e complexos para resolver, maiores serão os gastos que a empresa terá, seja com horas extras, energia, equipamentos e, se a situação se agravar, com a contratação de mais profissionais. Ao ser proativo, a ideia é justamente tratar o caso antes que se torne um “entrave” ou antes que tome grandes proporções.

Ao difundirmos uma cultura colaborativa e proativa, reduzimos um grande número de problemas por tratarmos na raiz, e se incluirmos a automação de processos, ganhamos tempo, o que permitirá que a empresa desenvolva novos produtos, novas ideias, trabalhe de forma mais “consciente e racional’, deixando de focar no “incêndio” e focando de fato no negócio e na lucratividade

Atendimento mais ágil

Uma consequência mais que natural é o aumento da agilidade e até do interesse dos colaboradores, dado que os problemas repetitivos são automatizados e ajustados; logo nos desafios mantém os colaboradores interessados no trabalho

Aumenta o tempo de atividade

Tendo como base que a proatividade evita problemas e evita que cresçam, naturalmente teremos menos tempo de indisponibilidade, elevando a confiança no produto, serviço e suporte; tornando o negócio mais competitivo, diferenciado e agrega valor.

Como incentivar a proatividade

Monitoramento é fundamental

De forma simples: quer prevenir? monitore!

A antecipação de eventos, alertas e incidentes requer monitoração. Não estamos falando apenas de pessoas olhando para telas, mas de fato de um monitoramento eficaz que monitora serviços, comportamento, tendência e traz informações relevantes não apenas para tratar incidentes, mas também para evitá-los.

Capacite o time

Além de toda boa vontade e empenho o time precisa estar pronto para interpretar, agir e sugerir melhorias. O conhecimento e a boa documentação são fatores que devem ser atualizados de forma rápida, dessa forma convertemos o conhecimento em potência de atendimento.

Deixe o time falar!

Um profissional proativo gosta de ser ouvido, dar sugestões e de se sentir participativo. Ao dar voz a esse tipo de colaborador, recebendo os seus feedbacks, o gestor contribuirá para a motivação da equipe, o que gera um ciclo de sucesso para a empresa — o colaborador produz, dá sugestão, é ouvido, sente-se motivado e produz mais. Elabore reuniões para discutir estratégias do setor e dê espaço para que os colaboradores que se sentirem à vontade possam expor as suas opiniões de melhoria. Uma simples atitude dessa já fará uma grande diferença.

Recompense os méritos

Como continuação do tópico anterior, essa poderá ser a primeira oportunidade para premiá-los por mérito. Crie programas de sugestões de melhoria e premie as ideias que foram implementadas ou bonifique os melhores resultados. Atitudes como esta despertam a liderança e o engajamento.

conclusão

Neste artigo abordamos algumas ideias sobre proatividade. Invista em seu time, compartilhe o resultado conosco. Deixe seu comentário

Para escrever este artigo, usei este material:

https://blog.teclogica.com.br/desafios-na-gestao-de-ti-proativa/

https://www.tiespecialistas.com.br/proatividade-no-trabalho-saiba-como-engajar-sua-equipe-de-ti/

https://gdsolutions.com.br/gestao-de-ti/quais-as-diferencas-entre-gerenciamento-de-ti-proativo-e-reativo/

https://blog.telium.com.br/afinal-de-que-maneira-a-ti-proativa-pode-atender-as-minhas-necessidades-de-mercado/

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Sobre Diego Duarte

Diego Duarte atua como coordenador de suporte, é apaixonado por TI e arranha um violãozinho nos finais de semana

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