A Arte da Delegação
Uma das funções que fazem toda a diferença na liderança das empresas é o repasse de tarefas e da confiança. Como delegar tarefas? Como cobrar e acompanhar? Neste artigo vamos abordar o tema com o ponto de vista de alguns especialistas. Boa Leitura
Um pequeno caso…
Vamos a um exemplo de caso que é usado em um curso de liderança brasileiro:
Imagine que é gerente de um hotel e que, naturalmente, querendo manter o seu hotel bem limpo, resolveu usar do porteiro para algumas dessas tarefas. Se disser ao porteiro:
“- Descarregue o lixo às 3ªs e 5ªs feiras”, de certeza que ele o descarregará nesses dias, mas se disser antes:
“- Descarrega o lixo conforme seja necessário”, se ele for responsável, vai verificando a necessidade de o descarregar em qualquer dia, conforme a necessidade (até lhe podemos ensinar algo sobre gestão de tempo), mas é ele quem decide.
“Delegar é conferir a minha autoridade a outros”,”o objetivo da delegação é conseguir que alguém faça uma tarefa, tendo para isso poder de decisão e autoridade” Equipe Monografias Brasil Escola
Quando se delega algo a alguém, deve-se certificar que a pessoa:
- Compreendeu o que foi pedido.
- Tem a autoridade necessária para satisfazer o pedido (ou então que lha concedam)
- Saber como satisfazer esse pedido.
É da responsabilidade de quem delega comunicar as coisas de uma forma clara:
As cautelas a tomar e as fontes de informação a recorrer.
É necessário conseguir transmitir o nosso objetivo a uma pessoa o melhor possível. É necessário que esta chegue ao objetivo da forma mais eficaz, sem ter de a acompanhar permanentemente.
A Delegação vista por quem delega
Esteja você no lugar do líder ou do liderado, é importante conhecermos ambos os lados. Compreendermos o ponto de vista do líder nos ajudará a compreender e a executar melhor. Saber o papel do liderado nos ajuda a passar melhor as informações e a compreender possíveis falhas no resultados.
Pela ótica do líder, a recomendação é atentar-se aos seguintes pontos:
- Forneça acesso total e rápido à informação relevante. Pode parecer óbvio, mas acredito que você já tenha recebido em dado momento de sua vida, uma tarefa onde sua maior dificuldade foi conseguir o acesso às informações para completar esta mesma tarefa.
- Faça encontros entre quem delega e quem foi delegado para irem trocando e aperfeiçoando ideias sobre o que se vai passando. Este item também é de suma importância. Faça acompanhamentos da tarefa em andamento. Reunir-se apenas no prazo final pode gerar frustrações em ambas as partes. Comunicar-se durante o processo é fundamental para o sucesso da tarefa delegada
- Delegar não é perder o controle. Quando delegamos, estamos treinando pessoas segundo um critério nosso, ao nosso estilo e forma de pensar. Dado este fato, é importantíssimo:
- Conhecer o time e as pessoas a quem está delegando
- Não delegar da mesma forma todas as pessoas, pois existem umas com mais e outras com menos experiência e autoridade, além de que cada pessoa tem a sua maneira de ser.
- Delegue gradualmente
- Comece por tarefas adequadas a cada pessoa, para depois conseguir motivações para desempenhar tarefas de maior responsabilidade. Apresentar uma tarefa demasiadamente difícil e assustadora para uma pessoa que não se sente segura, pode desmotivá-la.
- Não use frases como: “Eu posso fazer melhor…”, “Vocês não conseguem fazer, não têm capacidade suficiente. “Vocês são lentos para entender.”
- Ganhe e confiança da pessoa delegada. A missão aqui é acompanhar o progresso moderadamente, e prover ajuda em caso de necessidade, mas não ter o cuidado excessivo de ficar atrás pedindo explicações o tempo todo ao ponto de parecer perseguição.
- A ideia é que a pessoa aprenda com a tarefa delegada. Se ela estiver errada, deve-se explicar calmamente porquê. Se ela estiver quase certa, deve-se lhe dar os parabéns e aproveitar para sugerir algumas modificações.
- Disponibilidade para com a pessoa delegada. Deve-se evitar a total disponibilidade, pois podemos acabar por nos envolver na tarefa delegada o tempo inteiro, ou soar como falado anteriormente (perseguição). Marque encontros, para que a pessoa dedique algum tempo a pensar e a decidir algumas coisas antes do prazo final.
- Resultados e responsabilidades na delegação. Devemos ter consciência de que a tarefa delegada pode ser feita de diversas maneiras, e não apenas como nós a pensamos. O desafio aqui é detectar as falhas o quanto antes, principalmente se puder causar problemas, porque o problema também é de quem delega.
- Quando ocorrem erros?! Primeiro deve-se enfrentar o problema pensando numa solução;
- Se a pessoa que errou, encontrou a solução, ótimo!
- Em seguida, analise as causas.
- Evite ataques pessoais do estilo: “Foi uma autêntica bobice o que você fez…”
- Assegure-se que a pessoa compreendeu o problema e se sente segura para enfrentá-lo.
- Pense em procedimentos para evitar nova ocorrência.
- O que se deve delegar?
- A sugestão é começar por atividades que se fazia antes de ser promovido.
- Áreas onde se tenha experiência, para que se possa explicar bem as tarefas a delegar, e onde possa avaliar também se as tarefas estão sendo bem ou mal executadas.
- Delegue para que outros fiquem mais experientes, e para que se fique com mais tempo livre para outras tarefas.
- Depois de tudo delegado, o que sobra?
- É de vital importância controlar as tarefas delegadas, e ajudar o desenvolvimento do pessoal no seu exercício de autoridade.
- Há tarefas que não podem ser delegadas, as responsabilidades pessoais são algumas:
- de motivação
- de treino
- de organização
- de repreensão
- de promoção…
A Delegação vista pelo delegado
Ao receber uma tarefa, por onde começar para aumentar as chances de êxito?
- Compreenda o que deve ser feito. Compreender muito bem toda a tarefa, desde objetivos e resultados a atingir, além de tudo o que tem de realizar.
- Qual o seu grau de autoridade. Identifique ou argumente até onde vai sua autoridade e responsabilidade.
- Como deve ser realizada a tarefa. A tarefa tem de ser obrigatoriamente realizada de uma determinada forma, ou podemos sugerir ideias.
- Quando deve a tarefa ser concluída.
- Existem prazos?
- Possíveis problemas que podem atrasar
- Gestão de tempo
- Prioridade nas tarefas e Informação adequada. Preocupe-se em obter toda a informação necessária.
- Ordens contraditórias. Certifique-se de que tem autoridade, caso apareça alguém para lhe dar outras ordens, possivelmente até contrárias.
- Feedback. Reúna-se com o gestor para o informar de suas atividades, para certificar-se de que está tudo bem.
- Qualidade. Tenha seu próprio controle de qualidade, e verifique e analise a qualidade do trabalho antes da entrega.
- Busque maiores responsabilidades. Feedback positivo é sinal de tarefa bem feita, se você almeja crescimento, este é um excelente começo para voos maiores.
Leitura adicional
Para escrever este artigo, além de meu conhecimento, estes artigos me ajudar:
Guia do gestor: a arte de delegar tarefas
15 dicas para melhor delegar tarefas
Como delegar tarefas na sua ewmpresa
A Arte da Delegação
Nós temos alguns outros artigos que podem lhe ajudar:
Top vulnerabilidades que sua empresa precisa corrigir
Como construir um KPI (Key Performance Indicator)
Proatividade em TI: como encorajar o time?
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[…] já teve a necessidade de criar uma lista de tarefas e delegar responsáveis, sabe que nem sempre é fácil determinar os papéis das pessoas envolvidas nas atividades. Muitas […]