Sem categoria

Como viver em uma casa inteligente

1K views
Nenhum comentário
5
(1)

As últimas décadas foram marcadas pelo aparecimento de tecnologias que transformaram completamente nosso cotidiano, é quase impossível imaginar um mundo sem a internet, computadores e smartphones. Em um mundo cada vez mais conectado, a promessa para os próximos anos é a internet das coisas.

            A internet das coisas é o conjunto de tecnologias que permitem que diversos aparelhos que fazem parte de nossas casas ganhem um up em sua inteligência: Os novos dispositivos são capazes de se comunicar entre si, com a internet, e com uma central inteligente, e com isso permitem que sua casa se transforme em uma cena de filme de ficção científica. E o melhor: Tudo isso está disponível hoje, e por um preço cada vez mais acessível. Ficou interessado? Então segue o fio!

            Um detalhe importante é que os dispositivos de casa inteligente precisam de uma conexão rápida e eficiente com a internet, e principalmente, protegida por boas práticas de segurança, para evitar o risco de instabilidades e invasão aos dados dos moradores. Por isso, antes de investir em um ecossistema inteligente, atualize seu equipamento para a versão mais recente do sistema, e use um roteador VPN para criptografar os dados da rede.

Primeiro passo: a central de controle

            Para começar a entrar de cabeça no oceano dos dispositivos de casa inteligente, é preciso conhecer um pouco de como eles funcionam. Para começar, você vai precisar de um smartphone Android ou iOS, uma smart TV compatível, ou um aparelho inteligente como o Google Home e Amazon Alexa.

            Além disso, se você quiser usar o ecossistema específico de algumas marcas, pode ser necessário comprar a central de controle da fabricante. Sempre confira se os dispositivos que você está comprando afirmam ter compatibilidade com o Apple HomeKit, Amazon Alexa, Google Home, ou Samsung SmartThings, para garantir que serão compatíveis com a sua escolha de sistema de controle.

            Uma solução interessante é usar uma smart TV com Android, ou um alto falante inteligente como o Google Home, já que esses dispositivos estarão sempre ligados, conectados à sua rede, e podem ser colocados em uma posição central em seu espaço, sem atrapalhar a ambientação.

Foto de um quarto moderno

Controlando lâmpadas e tomadas

            Imagine dizer “Ligar as luzes da cozinha, esquentar o tom da sala, e ligar o ventilador” e, em um piscar de olhos, sua casa responder? Parece cena de Hollywood, mas é completamente possível. Alguns dos aparelhos inteligentes mais acessíveis e fáceis de instalar são as lâmpadas e tomadas inteligentes.

            Aparelhos como a linha Philips Hue permitem que o usuário conecte diversas lâmpadas ao seu sistema de casa inteligente, e configure comandos de voz, automação baseada em sua rotina, e sincronização entre muitos aparelhos, para mudar completamente a sua relação com a iluminação interna. É possível personalizar a cor, tonalidade, e intensidade da luz com apenas um toque em seu celular.

            Além disso, trocando sua tomada por uma versão inteligente, ou adicionando um interruptor smart em qualquer ponto, permite que todos os seus eletrodomésticos possam ser ativados ou desativados usando a voz, celular, controle ou temporizador.

            Pode parecer simples, mas o simples fato de poder ajustar a tonalidade de uma luz tem a capacidade de alterar completamente nosso cotidiano dentro de casa. Uma luz azul durante a manhã nos ajuda a despertar e focar nossa atenção, enquanto a mesma luz agora em um tom alaranjado acompanhando o por do Sol cria a sensação de aconchego e descanso que tanto precisamos em nossos ambientes.

Um assistente inteligente, sempre com você

            Conforme citamos anteriormente, os alto falantes inteligentes podem ajudar a criar sua central de controle, mas a presença desses aparelhos em sua casa vão muito além de um simples agregador de dispositivos.

            Com as assistentes virtuais embutidas nos falantes, é possível controlar sua agenda, consultar o clima, notícias, enviar mensagens, fazer pedidos em aplicativos de comida, e, é claro, escutar qualquer música a qualquer hora, tudo usando a voz da forma mais natural possível.

            Então, você pode chegar em casa e apenas e com poucas palavras ouvir seu álbum favorito, programar um timer para a janta, responder um último email do trabalho e preparar sua agenda para o dia seguinte.

Segurança profissional

            Imagine um olho mágico verdadeiramente mágico: Que te avisa quando alguém está em sua porta, registra movimentação suspeita, permite que você veja a qualquer momento usando o celular, e até te informa do recebimento de encomendas.

            As campainhas inteligentes fazem tudo isso e muito mais. Conectadas e integradas com seu ecossistema de casa inteligente, elas permitem que o usuário rapidamente transforme a segurança de sua moradia, misturando os recursos de uma câmera de segurança, alarme, e cadeado.

            Até mesmo sua chave tradicional, que pode ser burlada facilmente, pode ser trocada por um leitor de tags NFC, pequenos cartões que podem ser adicionados ao seu chaveiro e desbloqueiam a porta ao se aproximarem do leitor.

Limpeza e lazer

            Agora, em 2020, estamos enfrentando a necessidade de passar muito mais tempo do que o usual dentro de nossas casas. A necessidade constante de limpeza tem levado os brasileiros à loucura, mas e se fosse mais fácil?

            Aspiradores inteligentes são verdadeiros robôs que escaneiam e mapeiam sua casa e, automaticamente, começam a limpar o chão, fazendo a varredura de todo o ambiente e voltando para sua base quando precisa recarregar. Seu único trabalho será periodicamente limpar o filtro do aparelho. O robô aspirador dos Jetsons fica no chinelo.

            E para relaxar? Banheiras inteligentes possuem controle automático da temperatura da água, liberação de sabão, produção de espuma, iluminação customizável, hidromassagem e até preparam o ambiente antes que o morador chegue em casa.

E aí, vai investir em um ecossistema de casa inteligente? A tecnologia promete transformar a maneira como convivemos com a tecnologia dentro de casa. Preocupado com sua infraestrutura de rede? Saiba qual utilizar: Wi-Fi 2.4GHz ou 5GHz.

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Artigos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Veja também

Nenhum resultado encontrado.

Menu