ArtigosHardware & Redes

Qual devo utilizar? Wi-Fi 2.4Ghz ou 5Ghz?

272 views
Nenhum comentário
5
(1)

Nesta nossa vida cada vez mais conectada, mais e mais aparelhos vem com Wi-Fi, fazendo com que o número de aparelhos conectados a mesma rede aumente consideravelmente em sua casa ou escritório. Mas com tudo isso vem a dúvida: Qual rede Wi-Fi devo utilizar? 2.4Ghz ou 5Ghz? Esperamos responder esta pergunta neste artigo.

2.4Ghz

Está é a mais comum e também a mais compatível com os dispositivos. A frequência 2.4Hhz é mais lenta e sofre maiores interferências de outros dispositivos, contudo tem a maior potência para ultrapassar paredes.

5Ghz

A frequência 5Ghz, mesmo tendo maior dificuldade em ultrapassar paredes, é a que possuir maior velocidadr na transferência de dados, suporta mais dispositivos com a mesma antena e menor látencia, contudo, possui menor alcance

5Ghz é melhor que 2.4Ghz?

Nao necessariamente. Embora em nosso mundo de TI estejamos acostumados a ver números com Hz no final, quanto maiores, mais rapidos; isto não se aplica neste caso. Cada frequência tem seus prós e contras. Vamos falar alguns deles:

Conforme explanamos acima, cada uma tem sua vantagem sobre o outro, mas podemos dar algumas sugestões:

  • Em seu escritório grande com muitas paredes e que exija sua locomoção durante todo o tempo, opte pela 2.4Ghz
  • Sua casa, para fazer vídeos online, jogar pela internet e trabalho de casa, opte pela 5Ghz
  • Seu trabalho com lugares fixos, poucas paredes e dependência de internet no seu negócio, opte pela 5Ghz

O poder do “Dual Band”

Agora que você já sabe a diferença, o que acha de ter as duas opções configuradas em sua rede?

Muitos aparelhos e roteadores mais modernos suportam as duas opções. Dispositivos mais novos permitem que você adicione as duas redes de forma simultânea, com SSID (Service Set IDentifier) diferentes, desta forma, você pode alternar entre as redes no momento em que lhe convier.

Diferencas técnicas entre 2.4Ghz e 5Ghz

Prós e contras

Comparativo entre 2.4Ghz e 5Ghz
Comparativo entre 2.4Ghz e 5Ghz. Créditos: HF Tecnologia

Na imagem acima é possível entender de forma simples a diferença entre as duas bandas, uma frequência 2,4GHz tem uma velocidade (banda) menor e é mais suscetível a interferências e instabilidades no sinal, porém ela tem um alcance muito maior que a frequência 5GHz.

Ondas

Diferenças de ondas 2.4Ghz e 5Ghz
Diferença de ondas 2.4Ghz e 5Ghz. Créditos: Dmesg

Basicamente o que difere nas duas frequências é o comprimento da onda de rádio, pois como podem ver, uma é praticamente o dobro da outra. Em termos práticos, isso que dizer que o WiFi 5 Ghz alcança maiores distâncias, enquanto o 2 Ghz tem maior facilidade em transportar obstáculos, como paredes, vidros, móveis etc.

Como a frequencia 5 Ghz é maior, também conseguimos atingir maiores velocidades com ela, pois temos mais “ciclos” em um mesmo período de tempo para transmitir dados.

Canais

Outro ponto a considerar é que temos mais opções de canais em 5 Ghz do que em 2 Ghz. São 23 e 13 canais respectivamente. Em princípio não parece muito, mas apenas 3 canais não se sobrepoem em 2 Ghz (1,6 e 11), enquanto que nenhum dos 23 canais disponíveis em 5 Ghz se sobrepoem, isso é uma grande vantagem quando existem vários equipamentos em uma pequena área.

Abaixo podemos ver os canais disponíveis em 2.4Ghz e 5 Ghz.

Canais 2.4Ghz

Canais 2.4Ghz. Creditos: Dmesg

Canais 5hz

Canais 5Ghz.
Canais 5Ghz. Creditos: Dmesg

Quer se aprofundar mais na questão técnica? Recomendamos este artigo

Todo roteador tem as duas bandas disponíveis?

De forma resumida: Não. A maioria dos novos equipamentos oferecem suporte tanto às redes 5Ghz e 2.4Ghz, contudo, verifique nas indicações do fabricante se seu aparelho suporta

Meu aparelho não exibe as redes 5Ghz, isto é ruim?

De forma geral, quando seu dispositivo não lista as redes 5Ghz é porque não são compatíveis. Caso seu produto informe ser compatível e ainda assim não exibam redes 5Ghz, consulte seu fornecedor

O Purainfo recomenda algum roteador bom e barato?

Há diversas marcas e modelos, para todos os gostos e bolsos. Este artigo não é patrocinado, e por este motivo não indicaremos um modelo ou marca. Se puderem, clique no link abaixo e comprem usando nosso código de afiliado. Além de você receber desconto na compra, também ajuda o site a continuar crescendo.

Conclusão

Neste artigo abordamos as diferenças entre redes 2.4Ghz e 5Ghz. Veja também nossos artigos sobre Live Streams, Dicas para ser mais produtivo e programas para melhorar o desempenho de seu PC.

Comente seu ponto de vista! abs e até a próxima!

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags: , , , , ,

Artigos Relacionados

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Veja também

Menu