ArtigosDicas de Programas & Sites

Marketplace B2B:  ferramenta para negócios

66 views
Nenhum comentário
5
(2)

O modelo de negócio marketplace é uma solução popular nos mercados atacadista e varejista. Essas plataformas atraem vendedores e compradores. Você pode ler mais sobre como o mercado de negócios é organizado e o que deve ser levado em consideração ao desenvolvê-lo aqui.

Como funciona o modelo de negócio marketplace

Marketplace clássico-   é uma loja online de vários fornecedores, onde as transações ocorrem dentro da plataforma. O site garante a honestidade e transparência da transação para o vendedor e o comprador, cobrando uma comissão pelos serviços do fiador. A monetização do marketplace b2b também é baseada em serviços pagos – a promoção de um fornecedor ou produtos individuais no topo, a capacidade de lançar promoções e boletins informativos, etc.

O marketplace b2b é uma solução comercialmente lucrativa para uma empresa atacadista.  Ele permite não apenas aumentar as vendas de seus próprios produtos ou serviços, mas também ganhar comissões de outros fornecedores.

Como criar um plano de negócios marketplace

Embora a popularidade dos marketplaces b2b esteja crescendo, muitos segmentos do mercado atacadista ainda não são cobertos por tais plataformas. As empresas que operam nesses segmentos geralmente têm a ideia de criar seu próprio marketplace.

O lançamento de tal projeto deve ocorrer no formato de um MVP eCommerce – um produto de comércio eletrônico com mínima viabilidade e um conjunto limitado de recursos. Logo, na fase de teste, ficará claro se a ideia valerá a pena, quais recursos precisam ser adicionados ou finalizados e quais não são necessários.

Por exemplo, a integração do marketplace com um sistema terceiro será necessária se esse sistema for amplamente distribuído e usado por fornecedores e compradores.

A criação de um MVP eCommerce marketplace para b2b não deve levar muito tempo. Quanto mais cedo acontecer o lançamento, mais rápido a plataforma começará a gerar dinheiro.

O desejo de criar um produto perfeito no início levará a um desenvolvimento prolongado e à rápida absorção dos recursos da empresa sem um resultado concreto.

Em vez de se concentrar nos recursos e funcionalidades exclusivos do marketplace b2b, é melhor se concentrar em testá-lo com os principais clientes, promover o site, fazer vendas eficazes e oferecer um excelente atendimento ao cliente. Isto proporcionará à empresa o principal recurso – dinheiro, que mais tarde lhes permitirá refinar o projeto e levar sua funcionalidade à perfeição. Leia mais sobre os benefícios comerciais da implementação de um marketplace b2b.

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags: , ,

Artigos Relacionados

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Veja também