sexta-feira, março 22, 2019
Home » Artigos » O futuro é um lugar retrô e cheio de nostalgia

O futuro é um lugar retrô e cheio de nostalgia

A cultura retrô está mais viva do que nunca, graças a videogames, plataformas, filmes e locais de entretenimento que aproveitam os aspectos mais fundamentais desta era de ouro do entretenimento, para combiná-los com as facilidades oferecidas pela tecnologia atual.

Pixels.com

O retrô aparece em vários aspectos da vida cotidiana

Os videogames e a cultura retrô estão se renovando, seja em arcades, ferramentas para computadores, plataformas e games online, e até mesmo no cinema, causando um aumento no fornecimento de conteúdo retrô em diferentes aspectos da vida cotidiana. Um exemplo disso ocorre nos computadores, milhares de jogos de arcade clássicos foram já disponibilizados online, permitindo que milhões de pessoas acessem essas relíquias de videogames desde qualquer ponto. E isso é importante, porque em um mundo cheio de títulos que buscam ser cada vez mais elaborados e realistas, salões de fliperama, videogames pixelizados e controles com alavancas e botões de uso bruto, tornaram-se um artigo de culto que desperta as melhores lembranças de adultos ao redor do mundo. Devido a isso, o fato de que este tipo de títulos retrô sejam disponibilizados para computadores, permite que os jogadores mais nostálgicos possam recriar seus próprios salões de fliperama em casa, e jogar para bater a nostalgia. No caso das plataformas online, até os casinos online da atualidade oferecem jogos e slots inspirados em símbolos tradicionais e gráficos retrô, sendo uma opção de entretenimento extra para os fãs mais nostálgicos do mundo retrô. Além das plataformas anteriores, o cinema também ajudou a aumentar essa nostalgia e colocou o retrô de volta à linha de frente do entretenimento. Um exemplo disso é o filme Ready Player One, que mostra o futuro como um lugar retrô cheio de nostalgia, referindo-se a videogames, filmes e itens da cultura popular que marcaram alguns dos melhores anos dos adultos de hoje em dia.

A inspiração da tecnologia retrô da atualidade

O objetivo principal dos computadores antigos era compartilhar o conhecimento com o maior número de pessoas possível, da maneira mais fácil e simples possível. No entanto, uma grande vantagem desses avanços foi o desenvolvimento dos primeiros videogames nos anos 80, que começaram com a função de mostrar às pessoas como usar computadores, até que eles se tornaram em verdadeiras ferramentas de entretenimento com o passar do tempo, como os atuais consoles de videogames. O desenvolvimento de computadores completamente focados no uso de videogames deu origem aos primeiros consoles, incluindo exemplos como Commodore, Atari, Sega, SNES, Playstation, até o Xbox atual, só para mencionar alguns exemplos. A evolução das tecnologias de computador permitiu que ao longo do tempo, os consoles também evoluíssem para se tornar o que são hoje. No entanto, a nostalgia pelos consoles antigos e seus videogames levou ao renascimento dos mesmos e ao uso de ferramentas para jogar esses games antigos nos computadores atuais. Um exemplo recente no campo de consoles é o relançamento do Super Nintendo Classic Edition, que se tornou um best seller entre os consoles de videogame dos anos 90, e acaba de receber uma nova versão de menor tamanho, e pré-carregada com alguns dos videogames mais notórios que esse console tinha. Do lado dos computadores, o uso de máquinas virtuais é muito comum na atualidade, pois, eles funcionam como um computador onde é possível instalar sistemas operacionais e jogos arcade do passado, sem afetar o uso ou o sistema operacional dos computadores atuais. Desta forma, é possível dar um salto ao passado para os jogos de arcade mais nostálgicos do passado, simplesmente dando alguns cliques nos computadores ultra modernos de hoje.

Pixelbay.com

Além do relançamento de consoles retrô, o uso de ferramentas atuais para usar arcades do passado, e as múltiplas referências a jogos retrô em plataformas de entretenimento online, bem como em filmes, na atualidade é comum encontrar mais e mais bares e restaurantes que são decorados com desenhos retrô e referências ao passado. Além disso, alguns deles oferecem videogames e arcades para o usufruto de seus visitantes, como se fosse um fliperama dos anos 90. A nostalgia dos jogos retrô tornou-se uma moda hoje em dia, e graças a isso, milhões de adultos em todo o mundo têm uma nova oportunidade de desfrutar alguns dos melhores anos de suas vidas.

Gostou deste artigo? comente conosco seu ponto de vista e acompanhe também nossa sessão de artigos. Deixe seu e-mail ao lado para receber as novidades e se você tiver outras dicas de áreas tecnológicas, compartilhe conosco mandando seu artigo

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte atua como coordenador de suporte, é apaixonado por TI e arranha um violãozinho nos finais de semana

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário