segunda-feira, março 18, 2019
Home » Artigos » O que são Fake News e como reconhecê-las

O que são Fake News e como reconhecê-las

O termo fake news é recente e teve sua origem com a eleição de Trump no começo de 2016. Além disso, esta foi considerada a palavra do ano em 2017. Este termo significa falsas notícias divulgadas principalmente pelas redes sociais e pelo Whatsapp.

Hoje em dia é muito fácil criar um site de notícias e publicar qualquer tipo de informação e tê-la divulgada para milhões em questões de horas, por isso, neste cenário é preciso tomar cuidado com os sites que são utilizados para se informar e qual links compartilhar.

As redes sociais e o Whastapp são largamente utilizadas para se atualizar, por isso é preciso tomar alguns cuidados importantes para reconhecer uma fake news, o que pode gerar muitas dúvidas sobre este assunto. Abaixo mostramos algumas dicas de como reconhecê-las:

1.  Procure sempre por mais uma fonte de informação

Não acredite na primeira notícia que você ler, sempre leia de mais de uma fonte de informação, pois por mais imparcial que um meio de comunicação seja, há mais de uma versão da mesma história e pontos de vistas diferentes.

2.  Pesquise em fontes de informações confiáveis

Em adição de ler mais de uma fonte de informação, é preciso ler de fontes de informações confiáveis. Busque por jornais que tenham anos de experiência no segmento e que estão comprometidos com éticas e profissionalismo.

3.  Acesse serviços de checagem de fatos

Há vários serviços gratuitos online que auxiliam na checagem de fatos, entre eles: Agência Lupa, Aos Fatos, Truco, UOL Confere, Boatos.org, E-farsas entre outros. Por isso, ao receber uma notícia que você esteja desconfiado que seja fake news, use esses serviços para checar a veracidade dela.

4.  Não compartilhe o que não tiver certeza que é verdade

Uma das melhores formas para evitar que as fake news se espalhem é apenas compartilhar aquilo que tiver certeza que é verdade e que vai ser útil para todos. Por isso, não compartilhe o que não tiver certeza que é verdade.

5.  Estude sempre

Hoje em dia, o acesso a informação é muito facilitado, por isso, antes de começar a divulgar notícias ou expor opiniões, estude os assuntos e acumule o máximo de conhecimento sobre eles, para que você saiba se posicionar de uma forma mais complexa ao invés de simplista.

Quanto mais você seguir esses 5 passos, mais fácil será reconhecer a fake news, e combatê-las. A internet é uma ambiente livre e compartilhado, no qual cada usuário deve ser responsável por suas atitudes e por seus atos. Pense nisso antes de tomar qualquer atitude online.

Gostou deste artigo? comente conosco seu ponto de vista e acompanhe também nossa sessão de artigos. Deixe seu e-mail ao lado para receber as novidades e se você tiver outras dicas de áreas tecnológicas, compartilhe conosco mandando seu artigo

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte atua como coordenador de suporte, é apaixonado por TI e arranha um violãozinho nos finais de semana

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário