ArtigosDicas de Programas & Sites

Portfólios digitais e plataformas para a criação de portfólios: como fazer o seu?

53 views
Nenhum comentário
5
(1)
notebook e tablet

Vivemos, hoje, em um mundo completamente globalizado, digital e computadorizado, de maneira que até nos menores aspectos da nossa vida, a tecnologia e diversas ferramentas digitais estão integralmente presentes.

Ora, afinal, hoje é inimaginável ir para o trabalho sem seu celular para passar um pouco do tempo, ou até se comunicar com as pessoas, hoje, é impensável sem o uso da Internet.

Ainda, fora do âmbito recreacional, o surgimento de novas tecnologias é determinante para o desenvolvimento econômico de um país e para a geração de novos empregos.

Quando pensamos na comprovação de habilidade e experiências passadas para a obtenção de trabalho, é natural que nos venha à mente o convencional currículo, ou CV.

Contudo, há diversos profissionais que recorrem, ao invés do tradicional curriculum vitae, ao portfólio profissional, que também possui a função de ilustrar e expor experiências passadas e atuações profissionais distintas ao longo dos anos.

Em várias categorias trabalhistas é mais comum que seja usado o portfólio do que o currículo, inclusive.

Além disso, conforme profissões antes consideradas mais informais ganham mais respeito e renome social, aumentam também a demanda pela busca de portfólios por empresas que buscam esses profissionais.

Logo, assim como de fotógrafos, jornalistas, desenhistas, designers e empreendedores, o portfólio é de uma empresa que busca por estes profissionais, também, de maneira indireta.

Isso representa uma importância massiva de se ter um portfólio bem estruturado nos dias de hoje, não só para freelancers, mas também por profissionais destas categorias que almejam trabalhar em empresas.

Com isso em mente, nesta reportagem serão analisadas três diferentes plataformas voltadas para a criação de portfólios digitais e também algumas dicas na hora de elaborar o seu.

Plataformas e sites online para a criação de portfólios

portflolio

No contexto atual, é possível observar alguns efeitos drásticos da pandemia, muito por causa de restrições públicas para conter o avanço do coronavírus.

Durante este período, o brasileiro esteve mais à frente de telas como o celular, a televisão e o computador do que nunca.

Portanto, de maneira direta, os acessos à Internet, a diferentes plataformas, websites e aplicativos também aumentou muito.

Muitas pessoas migraram, inclusive, para uma jornada home office de trabalho e as empresas e profissionais estão mais inseridos no meio digital do que nunca.

Se há uma maior presença de empresas, profissionais e contratantes no meio digital, não há nada mais apropriado do que um apanhado em diferentes plataformas para você elaborar o melhor portfólio possível.

  1. Clippings.me
  2. Behance
  3. Deviant Art

Cada um destes websites possui funcionalidades únicas e especificidades que os diferem entre si.

Clippings Me

O clippings é uma plataforma fundada no ano de 2011 e, de acordo com seus desenvolvedores, atualmente o Clippings é o maior website para o desenvolvimento de portfólios jornalísticos

Além disso, o website é recomendado em diversas universidades de jornalismo e cursos profissionais voltados para a área, pois sua interface possibilita o anexo de imagens e arquivos em PDF em seu portfólio.

Portanto, esta plataforma é mais indicada para jornalistas, colunistas e escritores freelancer que desejam desenvolver um portfólio profissional.

Behance

A Behance é uma plataforma que é propriedade da Adobe e atualmente é uma das plataformas de desenvolvimento de portfólio mais respeitadas e recomendadas no meio profissional.

De acordo com o Wikipédia, a Behance já foi utilizada por diversos órgãos, instituições e entidades extremamente respeitadas em seus meios, como por exemplo:

  • Linkedin
  • National Design Museum
  • Adweek
  • Rhode Island School of Design
  • School of Visual Arts

Vale definitivamente conferir esta plataforma, visto que ela é desenvolvida por um grupo tradicional no mercado digital que é a Adobe e, também, que vários grupos e instituições renomadas usam frequentemente da Behance para desenvolver seus projetos.

DeviantArt

Por fim, como dica de plataforma para a elaboração e desenvolvimento de portfólios digitais, não podemos deixar de fora um dos sites mais tradicionais de todos os tempos para artistas independentes.

O que diferencia a DeviantArt destas outras plataformas, é que ela atua como uma rede social, também, permitindo o compartilhamento de trabalhos autorais com outros artistas.

A DevianArt, ainda, é voltada especificamente para artistas das mais diversas áreas, desde as artes plásticas e visuais, até a fotografia digital e a arte clássica.

Atualmente é uma das plataformas para a criação de portfólios mais populares e tradicionais em toda Internet, de modo que, segundo o Wikipédia, a rede foi avaliada, em 2011, como a décima terceira maior rede social de toda a Internet.

Como elaborar meu portfólio digital?

rapaz coçando a cabeça

Para terminar esta reportagem com chave de ouro, é hora de analisarmos alguns pontos essenciais na hora de elaborar o seu próprio portfólio digital:

  1. Escolher a plataforma ideal para seus propósitos
  2. Selecionar seus melhores trabalhos
  3. Deixar seus textos em formato de PDF
  4. A ordem de seus trabalhos importa!
  5. Ser direto e objetivo
  6. Ter conhecimento de seu objetivo e de contratantes da área

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags: ,

Artigos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Veja também

Menu