Artigos

Recriando a identidade visual: 4 momentos para mudar o logo da empresa

158 views
Nenhum comentário
5
(1)

O logo de uma empresa tem como missão transferir vários valores da marca para qualquer público que o olhe. Outras funções desejáveis são que ele seja único, moderno e memorável. No entanto, não há nada que sobreviva ao tempo: tecnologias e a concorrência evoluem, nos fazendo adaptar e se renovar.

Todos sabemos que esta é uma necessidade, afinal até as grandes empresas, que já possuem um público fixo, fazem. Neste contexto, a grande dúvida é: quando mudar o logo da empresa?

Vamos entender, então, 4 dos principais gatilhos que nos levam a mudar a identidade visual da nossa marca.

Desatualização Tecnológica

Até o fim do século passado, esta mudança era incomum. Embora a necessidade já estivesse lá, a tecnologia avançava mais devagar. Como bem afirma Thomas Friedman, hoje ela é mais rápida do que a humanidade pode se adaptar. As empresas vão precisar atualizar seus logos com muito mais frequência para que suas marcas não pareçam ultrapassadas.

Desatualização Sócio-política

Hoje em dia, marcas devem pregar ideias e conceitos além de oferecer produtos e serviços. Muitas vezes, as causas pelas quais lutamos e envolvemos nosso negócio evoluem rapidamente, e quando percebemos, nossa identidade visual não representa mais nossas ideias. Mcdonalds parou de investir em público infantil, deixando o Ronald McDonald de lado, por exemplo.

Também é comum que a mudança sócio-política seja temporária, adaptando a pequenos períodos do ano. Um mês de combate ao câncer de mama, uma luta por causas políticas ou até a torcida pela seleção em ano de copa do mundo.

Transição de donos e/ou equipe administrativa

Vão-se as equipes e com elas as ideias da empresa também podem ir junto. Não é um caso de 100% das vezes, mas em muitos casos a melhor escolha é mudar. Quando um negócio expande, a oportunidade de explorar novos nichos ou mover diferentes públicos está batendo na porta. Se você deixar entrar, tem muitas chances de fazer ainda mais sucesso com sua “nova” marca.

Mudanças do Público Alvo

Os maiores exemplos deste caso que temos no Brasil são as marcas de cerveja. Entre as empresas mais ricas do nosso país estão a Skol e a Antarctica. O início do seu sucesso começou quando tinha uma conotação atrativa sensualizar o corpo feminino. Hoje em dia, a percepção desse tipo de propaganda mudou e identidades assim se tornaram pejorativas e desrespeitosas. Dessa maneira, as cervejas tiveram que se reinventar no Brasil.

Esteja sempre atento ao comportamento do seu público alvo.

Como executar a mudança

Às vezes a mudança tem que ser tão grande que se torna necessário tratar com agências especializadas que nos trarão um panorama completo do mercado. O lado negativo disso é que normalmente custa bem caro. Uma alternativa simples, mas que pode lhe poupar muito dinheiro, é utilizar a ferramenta gratuita de criação de logos da Zyro. Você poderá atualizar seu negócio sem precisar de noções profundas de design ou gastar um centavo sequer.

Após a mudança, comunique para o seu público o que mudou, porque mudou e até como mudou. Muitas vezes uma mudança de identidade visual é tida como um lançamento de uma nova marca, mas com a referência da organização anterior. Portanto, promova seu negócio nessas ações e comece a colher os frutos do investimento de uma identidade visual atualizada desde o primeiro momento de mudança.

Gostou deste artigo?
Comente conosco seu ponto de vista e acompanhe também nossa sessão de artigos. Deixe seu e-mail ao lado para receber as novidades e se você tiver outras dicas de áreas tecnológicas, compartilhe conosco mandando seu artigo

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags: ,

Artigos Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Veja também

Menu