Neste Tutorial vamos mostrar como reduzir drasticamente a quantidade recebida de spam no Symantec Messaging Gateway (SMG).
Solução
Para reduzir o número de spams recebidos pelos usuários e aumentar a segurança do ambiente de TI, iremos ativar a opção Enable Customer Specific Spam Submission.
Com essa opção ativada, o SMG irá criar uma regra específica para proteger o ambiente, mas para que isso ocorra é necessário enviar o email de spam recebido usando a opção encaminhar como anexo (somente encaminhar (Forward) não funciona), caso contrário o email será descartado.
Após o recebimento do email pela equipe do SMG, será realizada uma análise e se for detectado que se trata de uma ameaça tanto a nivel nacional quanto internacional será criada uma policy, mas lembre-se independente da ação tomada pela equipe do SMG, o seu ambiente estará seguro.
Você deve obter uma ID Submitter da Symantec antes de poder enviar mensagens. Este ID funciona com o seu Symantec Messaging Gateway para aplicar regras de spam criados a partir de suas submissões especificamente ao seu ambiente.
Após ter clicado na opção 4 (acima), iremos receber um email de confirmação de nova submissão do SMG.
From:
Sent: Thursday, Jan 15, 2015 9:53 AM
To: [email protected]
Subject: Symantec Messaging Gateway Alert – NEW SUBMITTER ID 1xxxxx1x REGISTRATION ALERT
Symantec Messaging Gateway Alert Notification for [email protected]
======================= ALERT NOTIFICATION ================================
NEW SUBMITTER ID 1xxxxx1x HAS BEEN REGISTERED WITH CONTROL CENTER brightmail.rbandeira.local
===========================================================================
PLEASE DO NOT REPLY TO THIS MESSAGE. This email was sent from a
notification-only address that cannot accept incoming e-mail.
Clique em Submitters List, digite o email da pessoa que estará autorizada para enviar os emails, clique em Add e por último clique em Save
Agora iremos validar se os emails que enviamos para o email do SMG criaram as regras, para isso acesse Status>Submissions>Submission Detail>Display Filtered
Clique em um dos emails, procure por Message history e clique em Details, veja agora que foi criada uma regra no SMG para bloquear o email daquele remetente.
Para finalizar iremos mostrar alguns dos spams que os usuários estavam recebendo
Após realizar esta configuração, o número de spams reduziu drasticamente e caso venha ocorrer mais incidentes deste tipo, a equipe de TI estará preparada para atuar e solucionar o incidente o mais rápido possível.
Conclusão
Neste tutorial mostramos como reduzir o número de spams no Symantec Messaging Gateway.