sexta-feira, dezembro 14, 2018
Home » Programação/ Scripts » Power Shell » Como saber quanto tempo um computador/ Servidor esta ligado com uptime.exe

Como saber quanto tempo um computador/ Servidor esta ligado com uptime.exe

Bom dia Leitores, você que mexe com TI ou simplesmente deixa seu pc ligado nas madrugadas para downloads e servir jogos, certamente já quis saber a quanto tempo seu computador está ligado. Então é com grande coisa entusiasmo que lhes digo: “Seus problemas acabaram”. Lhe apresento o uptime.exe (Qualquer semelhança com o uptime do linux é mera cópia descarada)

Descrição da Microsoft

Uma nova ferramenta, Uptime.exe, está disponível para exibir disponibilidade do sistema. Uptime.exe pode ser usado para exibir o tempo de atividade atual do sistema local ou remoto. Opcionalmente, ele também pode examinar o log de eventos para eventos de chave do sistema, como a reinicialização do sistema ou computadores que não estão respondendo (deslocado). Sempre que possível, também calcula disponibilidade do sistema. Ele é destinado principalmente para o Windows NT Server 4.0 Service Pack 4 ou posterior, embora ele opera de maneira limitada em versões anteriores.

Instalação

Uptime.exe é um programa autônomo. Para instalar a ferramenta, simplesmente copie o arquivo na pasta do Windows NT (geralmente é C:Windows). Em seguida, você pode executar a ferramenta em um prompt de comando.

Download do uptime.exe

http://support.microsoft.com/kb/232243

Como funciona

Para executá-lo, basta entrar no Prompt de comando (Iniciar – Executar – cmd <ENTERT> ou no Power Shell e digitar:
uptime –> Exibe quanto tempo o computador local está ligado
uptime IP –> Exibe quanto tempo o computador remoto está ligado

image

 
A dica acima é focada em servidores Windows, mas há dezenas de ferramentas que vêm para nos apoiar nestas questões. Confira outras ferramentas para webmasters que podem ajudar a acompanhar o uptime e outros detalhes dos servidores.”

Gostou desta dica? comente conosco seu ponto de vista. Acompanhe também nossas outras dicas de Windows e Windows Server. Deixe seu e-mail ao lado para receber as novidades e se você tiver outras dicas, compartilhe conosco mandando seu artigo

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte atua como coordenador de suporte, é apaixonado por TI e arranha um violãozinho nos finais de semana

2 comentários

  1. Olá Diego
    Outra forma de ter esta informação é com o comando nativo do DOS systeminfo sem precisar instalar umaplicativo. Não calcula o tempo, entretanto, mostra a data e hora que o sistema foi iniciado, com esta informação fica fácil saber quanto tempo o sistema está operando.
    Em info assim como neston sempre existem 1001 maneiras…
    Abraço

  2. Bem lembrado, caro Paulo.
    O Systeminfo mostra diversas informações, como nome do host, versao do SO, hotfixes instalados, entre outros.
    Obriagado pela dica Paulo.
    Abraço

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário