ArtigosHardware & Redes

Conheça o KiloCore, o primeiro processador com 1 mil núcleos

44 views
1 Comentário
0
(0)

Conheça o KiloCore, o primeiro processador com 1 mil núcleos
Desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, chip faz uso eficiente de energia e pode rodar apenas com pilha AA.
 
kilocorechip_625Se você ficou impressionado com o primeiro processador para os usuários finais de 10 núcleos, da Intel – e realmente havia muito para gostar – bom, dá uma olhada nessa novidade.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia criaram um novo processador com nada menos do que 1 mil núcleos CPU. E o chip é tão eficiente com o uso de energia que pode funcionar com uma única pilha AA, segundo a equipe por trás do projeto.
Isso porque os núcleos dentro do KiloCore podem ser acertados de forma independente para um clock máximo de 1.78GHz, e desabilitados (também independentemente) quando não estão sendo usados. Os núcleos também transferem dados diretamente entre eles, em vez de depender de uma cache compartilhado de memória, que é a regra nos processadores atuais.
Dito isso, “os 1 mil processadores podem executar 115 bilhões de instruções por segundo enquanto dissipam apenas 0,7 watts”, afirmam os pesquisadores, o que torna o KiloCore cerca de 100 vezes mais eficientes quanto à energia do quem um laptop.
Mas para que você usaria um chip com 1 mil núcleos? Para a mesma coisa que usaria qualquer outro chip moderno: processamento de vídeo, criptografia, e todos os tipos de tarefas científicas. Mas não espere ver o KiloCore nas lojas em breve.
Créditos: PCWORLD

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags: , ,

Artigos Relacionados

1 Comentário. Deixe novo

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Veja também

Menu