Sobre a ITIL® ITIL® é um acrônimo de Information Technology Infrastructure Library . Foi criada em 1989 pelo CCTA, hoje incorporado pelo Office of Government Commerce), um órgão independente do governo britânico. Constitui-se de uma descrição coerente e integrada de práticas de gerenciamento de serviços de TI.Estas práticas ajudam a implantar e manter um gerenciamento de serviços de TI focando em pessoas, processos, tecnologia e parceiros que são usados na entrega de serviços que atendam às necessidades dos clientes. A versão atual, a ITIL® V3, foi lançada em junho de 2007. Junto com o lançamento da ITIL V3, também foi lançado um novo esquema de qualificação profissional.
Uma pesquisa realizada no Brasil pela revista IDG em 2005 aponta que 37% das empresas entrevistadas já ingressaram na aplicação da ITIL® em seus processos. A adoção da ITIL® não é apenas um modismo de TI, mas sim uma estratégia para reduzir custos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.
Muitas empresas já estão colocando a certificação ITIL® como pré-requisito na contratação tanto de profissionais como de fornecedores. Profissionais com a certificação terão capacidade de atuar em projetos de implantação de processos de gerenciamento de serviço.
Profissionais com conhecimento nas boas práticas da ITIL® são elementos-chave para sua implementação. Portanto, as certificações em ITIL darão a você a qualificação necessária para participar de projetos ITIL. Nem sempre uma certificação resultará em aumento de salário, mas poderá ser um diferencial no seu currículo.
A certificações ITIL® são recomendadas para qualquer profissional que atue na indústria de TI. Gerenciamento de serviços de TI é um tema muito amplo e qualquer pessoa que atua em TI poderá beneficiar-se destas práticas. No mundo todo são mais de 600.000 profissionais certificados, segundo dados do EXIN.
Esquema de qualificação da ITIL V3
O esquema de qualificação da ITIL V3 é bem estruturado e fornece uma carreira para o profissional que deseja se especializar em gerenciamento de serviços de TI com ITIL.
Based on OGC ITIL® material. Reproduced under licence from OGC
Figura 1: Esquema de Qualificação da ITIL V3
1. Nível Foundation
ITIL V3 Foundation é a certificação mais básica da ITIL. Neste nível existe um curso é voltado para profissionais de TI que precisam ter conhecimentos básicos dos conceitos da ITIL.
Para prestar este exame de certificação o candidato não é obrigado a participar de um treinamento oficial. É possível obter o conhecimento através de auto-estudo. Os exames são oferecidos por vários institutos de exames autorizados, como EXIN, ISEB, LCS e APMG. EXIN e ISEB oferecem o exame através dos centros de testes PROMETRIC e VUE . A taxa do exame do EXIN é de US$ 150,00. O exame tem a duração de 60 minutos, é composto por 40 questões de múltipla escolha com apenas uma resposta correta por questão. É necessário obter 65% de acerto para obter a aprovação.
Como agendar este exame na PROMETRIC |
Leia o nosso tutorial de como localizar um centro de testes na PROMETRIC e agendar o exame. |
A TIEXAMES oferece um curso completo para passar no exame ITIL V3 Foundation.
Veja mais detalhes sobre este curso.
2. Nível Intermediário
Este nível é dividido em duas áreas: Ciclo de Vida e Habilidade. Os módulos do Ciclo de Vida são voltados para quem quer ter um entendimento do Ciclo de Vida do Serviço e seus estágios. Os módulos de Habilidade são orientados para processos, funções e papéis dentro de uma organização de TI. Cada curso nestes módulos possui uma prova de avaliação, e só é possível fazer esta prova participando dos cursos oficiais. É pré-requisito ter a certificação ITIL V3 Foundation para realizar os cursos do nível intermediário. Cada certificação realizada relacionada a um módulo do Ciclo de Vida acumula 3 pontos, e a um módulo de Habilidade acumula 4 pontos. Está em andamento a tradução destes exames, sendo disponibilizados alguns deles em português já em 2010.
Conheça mais sobre o conteúdo destes cursos
3. Gerenciando através do Ciclo de Vida
Este é um curso direcionado para gerentes de serviços, abrangendo no conteúdo do curso questões de Negócio, Mudança Estratégica, Gerenciamento de Riscos, Avaliação do Projeto de Ciclo de vida. O pré-requisito para participar deste curso é ter acumulado 17 créditos, que são conquistados fazendo os cursos intermediários e passando nos exames relacionados. Ao fazer este curso e passar no exame o profissional acumula mais 5 pontos. Para o candidato receber o título ITIL V3 Expert neste novo esquema é obrigatório que ele passe por este curso.
Conheça mais sobre o conteúdo deste curso
4. Certificação ITIL V3 Expert
Ao acumular o mínimo de 22 pontos nos módulos anteriores o profissional recebe este certificado. O profissional pode receber 2 pontos da certificação V3 Foundation e 5 do curso mandatório Gerenciando através do Ciclo de Vida. Os outros 15 pontos podem obtidos realizando as certificações dos módulos do Ciclo de Vida ou de Habilidade.
5. Certificação ITIL Master
Este é o nível mais elevado de certificação no esquema. Esta certificação é voltada para pessoas experientes no mercado, tipicamente especialistas, consultores, gerentes ou executivos seniores, com 5 anos ou mais de experiência relevante. Para poder obter esta certificação, o profissional precisa ter o título de ITIL V3 Expert. Os candidatos a esta certificação terão que elaborar uma proposta de adoção da ITIL em uma situação real. Se a proposta for aprovada, o candidato terá ainda que defendê-la para uma banca. Esta certificação está em fase piloto e o seu lançamento está sendo previsto para 2010.
Mais informações sobre o esquema de qualificação você poderá obter no link abaixo:
http://www.
itil-officialsite.com