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ITIL – Resumo de Gerenciamento de Disponibilidade

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Saudações, leitores. Continuando o resumo sobre Itil, veremos Gerenciamento de Disponibilidade:
[box type=”info” ] Segundo a Itil:
Disponibilidade é um aspecto crítico da garantia do serviço, e seu propósito é Garantir que o nível de disponibilidade entregue em todos os serviços de TI atende de maneira eficaz às necessidades de disponibilidade e/ ou metas de nível de serviço acordadas.
[/box]
O gerenciamento de disponibilidade ainda define, planeja, melhora e define os aspectos de disponibilidade e garante que todos os processos, infraestruturas, ferramentas, papéis, etc. de Ti sejam adequados para as metas de SLA.
Objetivos:

  • Criar e manter um plano de disponibilidade
  • Orientar todas as outras áreas do negócio e de TI nas questões de disponibilidade.
  • Ajudar no diagnóstico e na resolução de problemas de disponibilidade
  • Prever o impacto de todas as mudanças no plano de disponibilidade
  • Garantir que as medidas proativas sejam aplicadas sempre que justificáveis

Escopo:

  • Desenho, implementação, gerenciamento, melhoria e medição da disponibilidade de serviços de TI e componentes
  • Qualquer aspecto que pode impactar na disponibilidade, incluindo treinamento, habilidades, processos e ferramentas
  • Este processo deve ser iniciado assim que os requisitos da disponibilidade estiverem claros, e devem ser contínuos, terminando apenas quando o serviço for descontinuado
  • Deve ser incluído também serviços de apoio, parceiros e fornecedores.

Níveis de disponibilidade:

  • Serviço: disponibilidade e impacto na indisponibilidade
  • Componente: disponibilidade do componente

Calculando UPTIME:
A disponibilidade, normalmente é calculada em porcentagens, este cálculo frequêntemente se baseia no tempo de serviço acordado e na indisponibilidade.
[box type=”success” ] Ex. Se para um serviço foi acordado 99,9% de disponibilidade durante os dias úteis das 7h00 às 19h00, e o serviço ficou fora do ar por 2 horas durante um dia do mês, qual foi o percentual de disponibilidade no final do mês?

Resolução: (Tempo de serviço acordado – downtime / Tempo de serviço acordado) / 100
(12h por dia x 21 dias úteis – 2h)/252 = 99,2%

[/box] Confiabilidade:
Segundo a Itil, Confiabilidade é uma medida do tempo em que um serviço de TI ou outro item de configuração pode executar a sua função acordada sem interrupção.
A confiabilidade de um serviço pode ser melhorada com componentes mais confiáveis, aumentando a redundância de um serviço ou fazendo balanceamento de carga.
É frequentemente medida e reportada como um tempo médio entre incidentes do serviço (TMEIS) ou tempo médio entre falhas (TMEF).
TMEIS
 
Sustentabilidade:
Segundo a ITIL: Sustentabilidade é uma medida de quão rápido e eficaz um serviço de TI ou outro item de configuração pode ser restaurado à operação normal após uma falha. A sustentabilidade é geralmente medida pelo tempo médio para restaurar o serviço.
 
Função de Negócio Vital
É parte de um processo de negócio que é critico para o sucesso do negócio, quanto mais vital for a função de negócio, maior deverá ser o nível de disponibilidade.
Alguns ítens que devem ser considerados para estas funções de negócio:

  • Alta Disponibilidade
  • Tolerância a falhas
  • Operação contínua
  • Disponibilidade contínua

 
 
 

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1 Comentário. Deixe novo

  • Renato Silva
    24/04/2014 11:18 AM

    Simplesmente excelente este post. Obrigado Diego. Me ajudou bastante no plano de governança que estou preparando.
    Forte abraço!

    Responder

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