Neste artigo de uma forma clara e objetiva o que o conceito de camada OSI
O modelo de interconexão de sistemas abertos (OSI) tem sete camadas. Este artigo descreve e explica-los, começando com o ‘menor’ na hierarquia (físico) e continuando com o mais ‘Alto’ (o aplicativo). As camadas são empilhadas desta forma:
- Aplicação
- Apresentação
- Sessão
- Transporte
- Link de dados
- Físico
CAMADA FÍSICA
A camada física, a camada mais baixa do modelo OSI, diz respeito a transmissão e recepção de fluxo de bits brutos não-estruturados através de um meio físico. Ele descreve as interfaces ópticas elétricos, mecânicas e funcionais para o meio físico e transporta sinais para todas as camadas superiores. Ele fornece:
- Codificação de dados: modifica o padrão de sinal digital simples (1s e 0s) usado pelo PC para melhor acomodar as características da mídia física e para ajudar na sincronização de bit e quadros. Ele determina:
- Qual estado do sinal representa um 1 binário
- Como a estação de recebimento sabe quando inicia um “bit-hora”
- Como a estação de recebimento delimita um quadro
- Anexo médio físico, acomodando várias possibilidades de médio porte:
- Um transceptor externo (MAU) será usado para conectar-se na mídia?
- Quantos pinos os conectores possuem e cada pino finalidade?
- Técnica de transmissão: determina se os bits codificados serão transmitidos por banda base (digital) ou a sinalização de banda larga (analógico).
- Transmissão de mídia física: transmite bits como sinais elétricos ou mídia ópticos apropriados para o meio físico e determina:
- Que opções de mídia físicas podem ser usadas
- Quantos volts/db deve ser usado para representar um estado de determinado sinal, usando um determinado meio físico
CAMADA DE LINK DE DADOS
A camada de link de dados fornece erros transferência de quadros de dados de um nó para outro através de camada física, permitindo que camadas acima dela assumam transmissão virtualmente livre de erros através do link. Para fazer isso, a camada de link de dados fornece:
- Vincular o estabelecimento e término: estabelece e finaliza o vínculo lógico entre dois nós.
- Controle de tráfego de Frame: informa ao nó de transmissão para “back-off” quando nenhum buffer de quadro está disponível.
- Seqüenciamento de quadros: transmite/recebe quadros seqüencialmente.
- Quadro de confirmação: fornece/espera confirmações de quadro. Detecta e recupera de erros que ocorrem na camada física, retransmissão de quadros não confirmados e lidando com recebimento de quadros duplicados.
- Quadro de delimitação: cria e reconhece os limites do quadro.
- Verificação de erros de quadros: quadros recebidos de verificações para assegurar a integridade.
- Gerenciamento de acesso à mídia: determina quando o nó “tem o direito” usar a mídia física.
CAMADA DE REDE
A camada de rede controla a operação da sub-rede, decidindo que caminho físico devem levar os dados com base nas condições de rede, prioridade do serviço e outros fatores. Ele fornece:
- Roteamento: roteia quadros entre redes.
- Controle de tráfego de sub-rede: routers (sistemas intermediários camada de rede) podem instruir uma estação de envio para a “velocidade” sua transmissão de quadro quando o buffer do roteador é preenchida.
- Fragmentação de Frame: se ele determinar que um roteador downstream de máximo tamanho MTU (unidade) de transmissão é menor que o tamanho do quadro, um roteador pode fragmentar um quadro para transmissão e re-montagem na estação de destino.
- Mapeamento de endereço lógico-físico: converte endereços lógicos ou nomes, em endereços físicos.
- Estatísticas de uso de sub-rede: possui as funções de contabilidade para controlar quadros encaminhados por sistemas intermediários de sub-rede, para produzir informações de cobrança.
Comunicações sub-rede
O software de camada de rede deve criar cabeçalhos para que o software de camada de rede residentes nos sistemas intermediários de sub-rede possa reconhecê-los e usá-los para rotear dados para o endereço de destino.
Essa camada alivia as camadas superiores da necessidade de saber tudo sobre a transmissão de dados e intermediários de tecnologias usadas para conectar sistemas de comutação. Ele estabelece, mantém e encerra conexões em toda a facilidade de comunicações intermediárias (um ou vários sistemas intermediários na sub-rede comunicação).
Na camada de rede e as camadas abaixo, protocolos ponto existirem entre um nó e seu vizinho imediato, mas o vizinho pode ser um nó através do qual os dados são roteados, não a estação de destino. As estações de origem e destino podem ser separadas por muitos sistemas intermediários.
CAMADA DE TRANSPORTE
A camada de transporte garante que as mensagens são entregues sem erros, em seqüência e sem perdas ou duplicações. Ele libera os protocolos de camada superiores de qualquer preocupação com a transferência de dados entre eles e seus colegas.
O tamanho e a complexidade de um protocolo de transporte depende do tipo de serviço podem obter da camada de rede. Para uma camada de rede confiável com a capacidade de circuito virtual, é necessária uma camada de transporte mínimo. Se a camada de rede é confiável e/ou só suporta datagramas, deve incluir o protocolo de transporte erro extensa detecção e recuperação.
A camada de transporte fornece:
- Mensagem de segmentação: aceita uma mensagem da camada de (sessão) acima dela, a mensagem é dividida em unidades menores (se não já suficientemente pequeno) e passa as menores unidades para a camada de rede. A camada de transporte na estação de destino remonta a mensagem.
- Mensagem de confirmação: fornece entrega de mensagens confiável de ponta a ponta com confirmações.
- Controle de tráfego de mensagens: informa a estação de transmissão para “back-off” quando nenhum buffer de mensagem está disponível.
- Sessão multiplexing: multiplexes vários fluxos de mensagens, sessões ou até um vínculo lógico e mantém controle sobre as mensagens que pertencem a quais sessões (consulte a camada de sessão).
Normalmente, a camada de transporte pode aceitar mensagens relativamente grandes, mas há mensagem estrito tamanho limites imposta pela rede (ou inferior) camada. Conseqüentemente, a camada de transporte deve dividir as mensagens em unidades menores, ou quadros, anexando ao início de um cabeçalho para cada quadro.
As informações de cabeçalho de camada de transporte, em seguida, devem incluir as informações de controle, como o início da mensagem e sinalizadores de fim da mensagem, para permitir que a camada de transporte na outra extremidade para reconhecer os limites das mensagens. Além disso, se as camadas inferiores não mantêm seqüência, o cabeçalho de transporte deve conter informações de seqüência para permitir que a camada de transporte na extremidade de recepção para obter as peças volta juntos na ordem correta antes de enviar a mensagem recebida para a camada acima.
Camadas de ponta a ponta
Ao contrário da “sub-rede” inferior camadas cujo protocolo é entre imediatamente adjacentes nós, a camada de transporte e as camadas acima são true “origem ao destino” ou camadas de ponta a ponta e são não preocupadas com os detalhes do recurso subjacente de comunicações. Transporte camada de software (e software acima dele) na estação de origem executa em uma conversa com software semelhante na estação de destino usando cabeçalhos de mensagens e mensagens de controle.
CAMADA DE SESSÃO
A camada de sessão permite estabelecimento da sessão entre processos em execução em estações diferentes. Ele fornece:
- Estabelecimento da sessão, manutenção e terminação: permite dois processos de aplicação em máquinas diferentes para estabelecer, utilizar e encerrar uma ligação, é chamado sessão.
- Suporte de sessão: executa as funções que permitem que esses processos para se comunicar pela rede, segurança e assim por diante, log e reconhecimento do nome.
CAMADA DE APRESENTAÇÃO
A camada de apresentação formata os dados a serem apresentados na camada de aplicativo. Ele pode ser exibido como o conversor para a rede. Essa camada pode converter dados de um formato usado pela camada de aplicativo em um formato comum na estação de envio, em seguida, converter o formato comum para um formato conhecido para a camada de aplicativo na estação de recebimento.
A camada de apresentação fornece:
- Tradução do código de caractere: por exemplo, ASCII para EBCDIC.
- Conversão de dados: bit de ordem, ponto de CR-CR/LF, flutuante inteiro e assim por diante.
- Compactação de dados: reduz o número de bits que precisam ser transmitidos na rede.
- Criptografia de dados: criptografar dados para fins de segurança. Por exemplo, criptografia de senha.
CAMADA DE APLICATIVO
Camada de aplicativo serve como a janela de usuários e processos de aplicativos acessar serviços de rede. Essa camada contém uma variedade de funções comumente necessárias:
- Redirecionamento de dispositivo e o compartilhamento de recursos
- Acesso remoto a arquivos
- Acesso de impressora remota
- Comunicação entre processos
- Gerenciamento de rede
- Serviços de diretório
- Eletrônica de mensagens (como email)
- Terminais de rede virtuais
Procurando aprender mais?
Que tal alguns artigo:
UML – Diagramas de sequencia
UML – Diagrama de atividades/
Ciclo de vida iterativo e incremental/
Gostou deste artigo?
Comente conosco seu ponto de vista e acompanhe também nossa sessão de artigos. Deixe seu e-mail ao lado para receber as novidades e se você tiver outras dicas de áreas tecnológicas, compartilhe conosco mandando seu artigo
1 Comentário. Deixe novo
[…] Modelo OSI […]