Saudações, leitores. Há alguns dias atrás, me deparei com um OWA que apenas entrava em modo Light. Segue detalhes e um How To de como resolver. Boa leitura!
Isso acontece porque o Exchange determina qual versão do OWA de usar (Premium ou Light) baseado no navegador que você usa. Um navegador torna-se conhecido para o servidor web por meio de uma chamada “User Agent String”.
Devido a mudanças no Agent String do Internet Explorer 11 (tanto no Windows 7 e Windows 8), o Exchange não reconhece o navegador e carrega apenas a versão Light.
Isso vale também para o OWA 2010 e OWA 2013, mas as atualizações para as versões correspondentes já estão disponíveis.
Atualizações necessárias para o Exchange
O problema será resolvido quando a sua empresa instala as atualizações mais recentes para o Exchange 2010 ou Exchange 2013.
- Download: Download patch para Exchange 2010 SP3
- Download: Download patch para Exchange 2013
Nenhuma atualização foi lançado ainda para o OWA 2007 para resolver esse problema. Este, porém, podem ser incluídas no RU12 para o Exchange 2007 SP3. Até então, você pode usar a solução de exibição de compatibilidade abaixo mencionados.
Exchange 2003 e versões anteriores não irão receber atualização.
Modo de Compatibilidade
Se a sua empresa ainda não está pronta para instalar a atualização necessária para o Exchange ou ainda estão no Exchange 2007, em seguida, você pode habilitar a exibição de compatibilidade para o site do OWA.
Clique em Ferramentas (ícone engrenagens no canto superior direito ou ALT + X) e selecione Configurações de exibição compatível.
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Na caixa de diálogo pop-up, você verá o domínio raiz da hospedagem do site do OWA.
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Basta clicar em “Adicionar” e “Close” e na página de logon será atualizada automaticamente com a opção “Usar o Outlook Web Access Light” disponível e não selecionado.
Background: User Agent string
Alguns formação técnica (sinta-se livre para pular este):
O String Agent do Internet Explorer 11 é:
Mozilla/5.0 (Windows NT 6.3; WOW64; Trident/7.0; rv: 11.0) como Gecko
O String Agent de Internet Explorer 10 é:
Mozilla/5.0 (compatible; MSIE 10,0; Windows NT 6.2; Trident/6.0)
Devido a várias razões técnicas, o Internet Explorer 11 já não se identifica com theMSIE #. # # Propriedade que é a causa-raiz do problema.
Para ver o User Agent String of sua visita navegador:
Espero que seja útil. Fico por aqui e até a próxima!
2 Comentários. Deixe novo
Diego!
Ótima dica, mas vamos supor que o helpdesk começa a receber muitas ligações dos usuários relatando problemas no webmail (owa) e como o helpdesk atua no gerenciamento de incidentes e têm por objetivo restaurar a operação normal do serviço o mais rápido possível, uma solução temporária é deixar o IE na versão 8 ou 9;
Após o incidente normalizado, abrir um ticket para o nível 2 tratar este problema na fase de Gerenciamento de Problemas que tem por objetivo identificar e remover erros do ambiente de TI, através da busca da causa raiz dos incidentes registrados no Gerenciamento de Incidentes, a fim de garantir a estabilidade dos serviços de TI.
Espero ter contribuído
Abs
Sim, exatamente, Rafael.
No artigo também coloquei os patchs para serem aplicados no servidor, além de colocar o domínio como confiável via GPO. como solução de contorno.
Abraço