sexta-feira, dezembro 14, 2018
Home » Artigos » 7 iniciativas para você gerenciar o tempo e conseguir seus objetivos de estudo

7 iniciativas para você gerenciar o tempo e conseguir seus objetivos de estudo

Um dos principais impasses que enfrentamos diariamente – senão o maior deles – é a batelada de coisas disponíveis para um leque de coisas que gostaríamos de aprender. Se especializar em nossa profissão, aprender um instrumento musical, ler um bom livro ou cursar o tão sonhado MBA, aliando isso com o tempo que devemos dedicar à nossa família, amigos e lazer, parece ser simplesmente impossível conseguir um objetivo palpável. Pensando nisto, neste artigo abordaremos iniciativas para você gerenciar o tempo e conseguir seus objetivos.

1. Crie um documento para fazer sua própria lista e tente cumpri-la

Alguns apps podem ajudar você nessa tarefa. No iPhone, o Task List é uma boa opção. O Evernote, disponível nas três plataformas mobile (Android, Windows Phone e iOS), também dá conta do recado. Ambos permitem criar tópicos organizados e documentos separados.
Seja no papel ou no aplicativo, tente seguir a ordem definida. Não adianta montar uma lista com 10 ou 15 itens em cada segmento. Coloque cinco de cada vez. Zere todos e elabore outra lista com mais cinco. Ajuda bastante!

2. Resista à tentação das ofertas e estude o que você tem. Menos é mais!

A clássica filosofia de que “menos é mais” nunca foi tão autêntica quanto em nosso abarrotado contexto.
Mas essa é a grande verdade: menos é mais. Sabe aquelas promoções insanas do Udemy? Resista. Olhe a sua biblioteca! Você tem aí uns 15 cursos que nem sequer iniciou! Quanto mais coisa você acumula, mais fica “confuso” para decidir o que iniciar. Inicie um curso e invista seu tempo nele até terminá-lo. Infelizmente, temos de conviver com a sina de que não dá para cursar e aprender tudo o que existe, mas é possível aproveitar o que há do bom e do melhor!

3. Cuidado para não cair no “paradoxo da escolha”. Leia adiante para entender

Esse tópico meio que se encaixa na dica número 2, mas merece um espaço à parte. Quando você tem uma grande quantidade de objetivos para atingir, o que faz? Suponhamos que você tenha que aprender um novo idioma, conquistar uma nova certificação, aprender ITIL, ISO, CCNA, SCRUM, COBIT, buscar uma renda extra para trocar de carro, consertar o seu carro atual para vender e fazer aquela tão aguardada viagem. Por onde começar? Nem você sabe.

A sua biblioteca é tão grande que você se depara com uma teoria chamada “paradoxo da escolha”. Na verdade, isso está mais para uma síndrome. O excesso de opções deixa seu cérebro ramificado – e isso é cientificamente comprovado, acreditem –, gerando um status “embolado” em que você olha tudo e nada faz. Sabe aquele negócio de abrir a geladeira por nada? Só para ficar olhando… O nada? É bem isso.
Enfim, não deixe o paradoxo da escolha te atingir. Economize seu dinheiro e faça o que você já investiu elaborando uma listinha descrita na primeira dica desta matéria.

4. É casado e trabalha? Organize seu tempo numa agenda

Em primeiro lugar, seu companheiro/companheira deve ser alguém que respeite o fato de você ser faminto por coisas novas e por conhecimento! Ele ou ela não necessariamente precisa ser assim. É claro que isso seria fantástico, mas não determinante. Agora, se esse alguém repudiar esse universo tão amado por nós… Aí você precisa ter um baita jogo de cintura..rsrs

O casamento é um desafio para qualquer ser humano. Ao chegar em casa, você precisa dar atenção ao seu par, fazer o jantar, de repente lavar a roupa e realizar outras tarefas domésticas. Quando você bate o olho no relógio… 11 da noite. Isso porque chutei cedo. E aí vem aquele sono monstruoso logo depois. O que fazer? Enfrentar o cansaço? Não: otimize o seu tempo!
Não fique enrolando. Se você for da turma dos “lentos”, anote suas tarefas em uma agenda e separe cada uma por horário. Por exemplo: 20h – chegar em casa; 21h – tomar banho e jantar; 21h30 – dar atenção ao casamento; 22h30 – tentar estudar; 01h00 – dormir. Você pode conseguir umas duas horinhas diárias de progresso só de otimizar seu tempo livre!

5. Categorize suas escolhas

De alguma forma você precisa priorizar seus objetivos: seja pela necessidade, seja por gosto, seja por custo.
Dessa forma, você vai conseguir usufruir de um produto sem aquela sensação de “fazer forçado”, ainda mais porque seu tempo livre é limitado.

6. Estabeleça horas diárias e semanais

Mencionamos, na dica número 4, o quanto você pode ganhar de tempo só de otimizar seus afazeres. Ao organizar sua agenda e separar suas tarefas sem ficar enrolando, você pode conquistar duas horas diárias de “bônus” durante a semana. Considerando o período de segunda a sexta-feira, você teria 10 horas de progresso a mais em seus objetivos.
Aí vem o final de semana. Dá para sair com a namorada, com os amigos e ainda focar por mais algumas horas no sábado e outras no domingo. Veja: você trabalha de oito a 10 horas durante a semana + o tempo gasto no transporte. Se você conseguir aproveitar um pouco mais da metade disso, conseguirá até 10 ou 12 horas num final de semana! Somadas às outras 10 dos dias úteis, são 22 horas de progresso em sete dias. Nada ma, não? Com base nisso, monte sua lista!

7. Saia do WhatsApp, do Facebook, da internet e vá em busca de seus objetivos!

Sim. Redes sociais e computador tomam um tempo absurdo de nosso lazer e nem percebemos. Se você parar para fazer uma soma básica, o negócio é assustador. Vamos supor que você gaste 30 minutos de WhatsApp por dia, somando todos os momentos do dia em que você acessa o aplicativo. Quanto isso dá por semana? E por mês? E quanto disso não poderia ser usado para algo mais promissor?
O mesmo serve para o Facebook. Você com certeza fica rolando aquele feed para baixo infinitamente, curtindo coisas aleatórias e comentando aquela fotinho marota do seu amigo. Ok, é importante manter o contato e tudo mais, e é para isso que serve a rede social de Mark Zuckerberg, mas não para “procrastinar”. Só de enrolar menos na internet você vai perceber o quanto consegue fazer mais.
Espero que estas dicas sejam úteis e lhes apoiem em seus objetivos. Este artigo foi adaptado deste

Gostou deste artigo? comente conosco seu ponto de vista. Acompanhe também nossos outros artigos. Deixe seu e-mail ao lado para receber as novidades e se você tiver outras dicas de áreas tecnológicas, compartilhe conosco mandando seu artigo

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte atua como coordenador de suporte, é apaixonado por TI e arranha um violãozinho nos finais de semana

2 comentários

  1. Angelica

    Muito bom !!! Concordo com todos os pontos. De fato as responsabilidades do dia dia nos somam tempo… otimizar e administrar é o caminho para ganhar mais com menos .

    • Diego Duarte

      Olá Angélica.
      Que bom que gostou!
      Aproveite e siga o Purainfo para receber as notificações de novos artigos 🙂
      abs

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário