Excel & AccessOffice

Como ajustar a escala dos gráficos no Excel

350 views
Nenhum comentário
5
(2)

Ao fazermos um gráfico no Excel, algo extremamente comum é querermos ajustar a escala do eixo, dando mais ou menos destaque a uma diferença de números. Neste artigo vamos ao passo-a-passo de como ajustar a escala dos gráficos no Excel

Exemplo de mesmo gráfico, com escalas diferentes

MêsJoãoMarcosLuiz
janeiro979493
fevereiro969798
março1009092
Tabela de Exemplo
gráficos iguais, com escalas diferentes
Mesmos números, com escalas diferentes

Percebeu acima? no gráfico a direita as diferenças são maiores e no mês de Fevereiro, a coluna do “Marcos” nem é exibida, parecendo zero, enquanto no gráfico à esquerda a disputa parece mais acirrada.

Por que alterar a escala é útil?

Alterar a escala é útil para dar mais ou menos ênfase em um dado, analisar dados próximos e tornar mais ou menos sutis as diferenças entre os números.

Alterando a escala do gráfico

  1. Em um gráfico, clique no eixo de valor que você deseja alterar ou execute o seguinte procedimento para selecionar o eixo de uma lista de elementos do gráfico:
    1. Clique em qualquer lugar no gráfico.

Isso exibe as Ferramentas de gráfico, adicionando as guias Design e formato.

  • Na guia Formatar, no grupo Seleção Atual, clique na seta ao lado da caixa Elementos do Gráfico e clique em Eixo Vertical (Valor).
Seleção atual com eixo vertical selecionada
  • Na guia Formatar, no grupo Seleção Atual, clique em Seleção de Formato.
  • Na caixa de diálogo Formatar Eixo, clique em Opções de Eixo e siga um ou mais destes procedimentos:

Importante: As seguintes opções de escala estão disponíveis apenas quando um eixo de valor é selecionado.

  1. Para alterar o número no qual o eixo vertical (valor) inicia ou termina, para a opção mínimo ou máximo, digite um número diferente na caixa mínimo ou na caixa máximo. Você pode clicar em Redefinir para colocá-lo novamente para seu valor original, se necessário.
    1. Para alterar o intervalo de escala marcas e linhas de grade do gráfico, para a opção de unidade principal ou unidade secundária, digite um número diferente na caixa unidade principal ou unidade secundária. Você pode clicar em Redefinir para colocá-lo novamente para seu valor original, se necessário.
    1. Para inverter a ordem dos valores, marque a caixa de seleção Valores em ordem inversa.

Observação: Quando você altera a ordem dos valores no eixo vertical (valor) de baixo para cima, os rótulos de categoria no eixo horizontal (categoria) são invertidos da parte inferior para a parte superior do gráfico. Da mesma forma, quando você altera a ordem das categorias da esquerda para a direita, os rótulos de valor são invertidos da esquerda para a direita do gráfico.

  • Para alterar o eixo de valor logarítmico, marque a caixa de seleção Escala logarítmica.

Observação: Uma escala logarítmica não pode ser usada para valores negativos ou zero.

  • Para alterar as unidades de exibição no eixo de valor, na lista Unidades de exibição, selecione as unidades desejadas.

Para mostrar um rótulo que descreva as unidades, marque a caixa de seleção Mostrar rótulos das unidades de exibição no gráfico.

Dica: Alterar a unidade de exibição é útil quando os valores do gráfico são números grandes que você deseja que sejam exibidos de forma mais curta e legível no eixo. Por exemplo, você pode exibir gráficos de valores que variam de 1.000.000 a 50.000.000 como 1 a 50 no eixo e mostram um rótulo que indica que as unidades são expressas em milhões.

  • Para alterar o posicionamento das marcas de escala do eixo marcas e etiquetas, em marcas de escala, selecione qualquer uma das opções nas caixas tipo principal ou secundárias.
    • Clique na caixa suspensa em rótulos e escolha uma posição de rótulo.
    • Para alterar o ponto onde deseja que o eixo horizontal (categoria) cross ao eixo vertical (valor), em base cruza em, clique em valor do eixo e digite o número desejado na caixa de texto. Ou, clique em valor de eixo máximo para especificar que o eixo horizontal (categoria) cruza o eixo vertical (valor) no valor mais alto no eixo.

Observação    Quando você clica em Valor de eixo máximo, os rótulos de categoria são movidos para o lado oposto do gráfico.

tela de ajuste de escala

Lembre-se

  • Quando um gráfico exibe um eixo vertical secundário (valor), você também pode alterar a escala do eixo. Para saber mais sobre como exibir um eixo vertical secundário, confira Adicionar ou remover um eixo secundário em um gráfico.
  • Gráficos de Dispersão (xy) e gráficos de bolhas mostram valores no eixo horizontal (categoria) e o eixo vertical (valor), enquanto os gráficos de linhas mostram valores apenas do eixo vertical (valor). Essa diferença é importante para determinar qual tipo de gráfico a ser usado. Porque a escala do gráfico de linhas é horizontal eixo (categorias) não pode ser alterado quanto a escala do eixo vertical (valor) que é usado no gráfico de dispersão (xy), considere usar um gráfico de dispersão (xy) em vez de um gráfico de linhas, se você precisar alterar a escala do que eixo, ou exibi-lo como uma escala logarítmica.
  • Após alterar a escala do eixo, convém alterar a maneira como o eixo é formatado. Para saber mais, confira Alterar a exibição dos eixos do gráfico.

Material utilizado para criar este artigo

Atalhos do Excel
Transforme uma foto em uma planinha editável no Excel
Artigo Microsoft

Gostou desta dica? comente conosco seu ponto de vista. Acompanhe também nossas outras dias de Office, Excel e Access. Deixe seu e-mail ao lado para receber as novidades e se você tiver outras dicas do pinguim ou áreas tecnológicas, compartilhe conosco mandando seu artigo

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Ajude o site a crescer compartilhando o conteúdo

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Tags:

Artigos Relacionados

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Veja também

Menu