Seu site WordPress está travado no modo de manutenção? Não se preocupe, este artigo mostraremos passo-a-passo a como corrigir o “temporariamente indisponível”
O Que Faz o WordPress Ficar Travado no Modo de Manutenção?
Como parte de seu sistema de atualização automática, o WordPress possui um modo de manutenção integrado que é ativado quando você atualiza softwares, temas ou plugins no painel WordPress. Você pode visualizar uma mensagem que aborda este tópico na interface de atualização do WordPress sempre que executa uma atualização:
Na maioria das vezes, a transição entre o “modo de manutenção” para o “site funcionando” leva apenas alguns segundos e você sequer nota que seu site estava no modo de manutenção. Porém, algumas vezes, nem tudo sai como o esperado. Algumas causas:
- Você fechou acidentalmente a aba do seu navegador durante uma atualização automática
- Você está tentando atualizar automaticamente um grande número de plugins/temas de uma só vez
- Há um problema de compatibilidade que está causando uma falha
Como resultado disso, você continua vendo esta mensagem quando tenta visitar seu site:
Se você está vendo esta mensagem, saiba que há uma correção simples…
Como Corrigir o WordPress Travado no Modo de Manutenção
Quando o WordPress entra em modo de manutenção, ele cria um arquivo chamado “.maintenance” na pasta raiz do seu site WordPress. Esta é a mesma pasta que contém os arquivos:
- wp-admin folder
Para corrigir o problema do WordPress travado no modo de manutenção, você precisará se conectar ao seu servidor para excluir o arquivo. Isto pode ser feito através de seu FTP previamente configurado ou o menu Arquivos de estiver usando cPanel.
Uma vez que estiver conectado ao seu site encontre o arquivo “.maintenance” na sua pasta raiz e exclua o mesmo:
Como Prevenir o WordPress de Ficar Travado no Modo de Manutenção
Embora o problema seja relativamente simples de ser resolvido, você pode seguir alguns passos que ajudam a diminuir as chances de seu site ficar travado no modo de manutenção novamente.
1. Certifique-se de que os Plugins/Temas são Compatíveis
Certifique-se de que os plugins temas são compatíveis com sua versão do WordPress antes de fazer a atualização. Você pode verificar a confirmação de compatibilidade diretamente no seu painel WordPress:
2. Evite Atualizar Todos os Plugins ao Mesmo Tempo
Evite executar muitas atualizações ao mesmo tempo. Ao atualizar os temas/plugins conforme novas versões ficam disponíveis (ao invés de esperar para atualizá-los todos de uma vez), você pode reduzir o número de atualizações que o WordPress precisa realizar a cada vez. Se você quiser manter seu site em boa forma, recomendamos este artigo: guia detalhado sobre manutenção do WordPress.
É isso, um guia rápido e prático que pode te auxiliar a colocar seu blog no ar rapidamente.