A análise SWOT, também conhecida como Matriz SWOT e FOFA (sigla brasileira) é uma ferramenta administrativa que visa auxiliar na mensuração de influências internas e externas e o quanto elas podem ser favoráveis ou desfavoráveis ao seu negócio.
Questões internas são aquelas que você pode agir para melhorar e que podem ser alteradas por meio da gestão: são os seus processos, sua equipe, seus recursos, sua imagem, etc. Já os elementos externos são aqueles que não é possível controlar, mas que por meio da gestão é possível aproveitar ou proteger-se deles. São questões de concorrência, legislação, cultura, mercado.
Resumindo, a Matriz SWOT ajuda a visualizar o que nem sempre está claro sobre a relação da sua empresa com mercado e entender o que de interno e externo pode ajudar ou atrapalhar o seu negócio. Além disso, fornece insights para que você possa analisar o cenário corretamente e tirar o melhor de cada situação ao fazer o seu planejamento estratégico.
As quatro etapas da análise SWOT
O nome da Matriz SWOT é uma sigla formada pelas iniciais de quatro fatores sobre o seu negócio. São elas que serão analisadas com a ajuda de uma planilha (que você pode baixar aqui):
[ads1]FORÇAS (Strenghts):
São as vantagens oferecidas em relação ao mercado. Nesta etapa você deve levantar o diferencial competitivo da empresa, nível de conhecimento do segmento e tecnologias disponíveis, qualificação dos profissionais, reputação, imagem, recursos físicos, e outros fatores internos.
OPORTUNIDADES (Opportunities)
Após identificar as forças, investigue como elas podem potencializar oportunidades de negócio. São avaliados aspectos como possíveis soluções para problemas sem atendimento satisfatório em nichos de mercado, influências sociais, políticas econômicas, tecnológicas e demais que possam ser favoráveis ao negócio.
FRAQUEZAS (Weaknesses)
São fatores que impedem resultados potencialmente melhores, mas que podem ser trabalhados com a gestão. Nesta etapa são verificados aspectos como motivos que contribuem para reclamação por parte dos clientes, perda de vendas, ineficiência de campanhas de marketing, gargalos operacionais, baixa produtividade, entre outros fatores internos.
AMEAÇAS (Threats)
Nesta etapa serão avaliados os fatores que possam representar ameaças ao negócio. Em relação as fraquezas, avalie quais são aquelas que se não trabalhadas corretamente podem impactar maior ameaça ao modelo de negócio. A entrada de novos players no mercado, oscilações econômicas, ambientais, adaptações a novas tecnologias, mudanças culturais e de legislação. Estas, entre outras, são influências externas que podem representar algum grau de ameaça para o negócio.
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