quinta-feira, junho 20, 2019
Home » Gestão e Liderança » O que são metas SMART

O que são metas SMART

Não é algo relativamente novo a discussão sobre metas, liderança e motivação e ainda assim, boa parte dos funcionários que estão desmotivados com seu trabalho alegam uma forma de liderança inadequada, metas pouco claras ou a falta delas.

Embora possamos gastar boas horas discutindo o assunto de formas de motivação e os diferentes pontos de vista e os paradoxos da motivação, vamos focar este artigo explicando o que são metas SMART.

SMART, quer dizer em Inglês, esperto, inteligente. Ao trabalhar metas SMART, o líder está usando a sua inteligência ao trabalhar uma metodologia simples, mas extremamente estimuladora. Cada letra da palavra SMART possui um significado conforme se descreve na sequência:

S (Specific), ou seja, metas específicas. É muito comum ouvir o líder dizer “precisamos vender mais, produzir mais, reduzir mais orçamento“, mas, em quê? Vender mais o quê? É preciso definir claramente, sendo específico na definição da meta.
M (Mensurable), isto é, metas mensuráveis. O desejo de muitos: “quero ganhar dinheiro este ano“. Tudo bem, mas quanto dinheiro você quer ganhar?
A (Attainable), ou seja, metas alcançáveis. Aqui temos o ponto principal da maior falha dos líderes: estabelecer metas inalcançáveis. O líder muitas vezes determina metas como aumentar a produção em quatro vezes, crescer 50% este ano, mas se esquece de levar em conta a realidade empresa. Pergunte-se: “será que temos insumos e equipe para conduzir o atingimento das metas?“. Caso contrário, ao estabelecer uma meta além do que se pode conquistar, pode-se gerar uma desmotivação ao ver que no terceiro mês, nenhuma delas foi alcançada.
R (Relevant), ou seja, metas relevantes. Uma forma de estimular a motivação do liderado é se ele entender que a meta é desafiadora e está ligada ao seu propósito de vida, que o realiza. Metas desafiantes que ao conquistá-las, o liderado tenha orgulho de contar para a família, para os amigos e se sentir importante, que fez parte do sucesso da empresa.
T (Time-bound), ou seja, metas com tempo definido. O prazo para conquistar a meta deve ser claro, deve ter data para terminar. O tempo é um fator decisivo para que você consiga ou não atingir a meta. Também lhe dá uma excelente oportunidade de esquematizar ou alocar investimentos de forma adequada. Ao planejar o tempo corretamente, você elimina formas de pensar como “tudo para ontem”, “não tenho tempo para nada”, “ainda hoje”, entre outros.

O portal RH.com.br indica alguns exercícios para estimular as metas SMART:

  • Lançar uma campanha de incentivo para vendedores.
  • Reestruturar um departamento.
  • Instalação de um novo sistema de informática.
  • Criar um programa de desenvolvimento de talentos.
  • Desenvolver um novo plano de aula para o curso de graduação.
  • Criar uma campanha de lançamento de um produto.
  • Casar e ter a lua de mel dos sonhos.

As metas SMART também lhe ajudarão a organizar a sua vida profissional e pessoal. Ajudará a fazer o que você realmente quer, como você poderá conduzir sua equipe e, inclusive, redefinir possíveis desvios de rota.

Espero que este artigo seja útil e aproveite para conhecer nossos outros artigos sobre “Carreira & Capacitação” e “Gestão e Liderança

Sobre Diego Duarte

Diego Duarte atua como coordenador de suporte, é apaixonado por TI e arranha um violãozinho nos finais de semana

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário